Call us now:
A possibilidade de criação de uma moeda única do Mercosul voltou à tona das discussões neste começo de 2023. Como funcionaria? E no Brasil, o Real ainda existiria? E o que seria uma moeda comum do Mercosul? Saiba o que poderá acontecer caso essa ideia vá adiante, aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é Mercosul?
Antes de mais nada, é importante entender o significado da sigla Mercosul. Trata-se de Mercado Comum do Sul, que é um bloco econômico composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O que seria uma moeda única Mercosul?
Seria uma única moeda para todos os países citados acima que aceitassem integra-la.
Isto é, seria como Brasil e Argentina, por exemplo, compartilharem a mesma moeda. Hoje, cada país tem a sua (Real, no Brasil, e Peso Argentino, na Argentina).
Seria algo semelhante ao Euro na Europa, mas não exatamente.
Moeda comum do Mercosul seria mais viável
Na verdade, o termo correto para as conversas entre os países do Mercosul seria moeda comum e não moeda única. Isso porque, não acabaria com as moedas dos países que a integrassem.
É o que explica o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli.
“Isso não significa que cada país não tenha a sua moeda, significa uma unidade para a integração e aumento de intercâmbio comercial em todo esse bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul, ampliar a união latino-americana, é muito importante”
Entretanto, ainda não há nenhum indício de que possa ser implementado. Somente ideias que teriam sido surgido em conversas internas.
O que aconteceria com o Real em caso de uma moda única do Mercosul?
Caso uma moeda única fosse implementada, o Real e as demais moedas dos países que integrassem o grupo da moeda única Mercosul deixariam de circular.
Mas, como o termo mais preciso seria moeda comum, nesse segundo caso não mudaria em nada a situação do Real no Brasil.
Como o governo Lula vê uma moeda única para o Mercosul?
Publicamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se pronunciou abertamente sobre o assunto neste início de terceiro mandato. E nem deve falar nada sobre o assunto.
Mas, em 2008, no auge do seu segundo mandato, ele já havia reiterado que via com bons olhos a criação da moeda.
Já em 2021, Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda, e o agora secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo compartilharam um artigo no qual se posicionavam a favor da moeda.
“A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos”, escreveram.
Uma moeda única para o Mercosul seria emitida por um banco central sul-americano.
Fernando Haddad descarta moeda única do Mercosul
Na quinta-feira (5), o ministro da Fazenda Fernando Haddad foi questionado diretamente sobre a criação da moeda pelo jornal O Tempo. Mas, foi direto ao descartar essa possibilidade.
“Não existe uma moeda única, não existe essa proposta”.