Mutirão Limpa Nome – Está oficialmente aberta mais uma forma de renegociar dívidas com descontos e tirar o nome do SPC e da Serasa.
Trata-se do Mutirão Renegocia!, do Ministério da Justiça, que possui parceria com Procons de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal desde o início dessa semana.
Como funciona o Mutirão Limpa Nome Renegocia!?
Lançado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, o mutirão chamado de “Renegocia!” promete auxílio na quitação de dívidas em atraso como: contas de água, luz, telefone e outros débitos privados com empresas de varejo ou bancos.
O mutirão vai até o dia 11 de agosto e não possui nenhuma regra quanto à limite de renda ou limite no valor da dívida.
Todas poderão ser renegociadas, desde que o credor possua parceria com a iniciativa.
Como participar e quitar dívidas no Mutirão Limpa Nome?
Os consumidores negativados que demonstrarem interesse devem procurar órgãos de defesa do consumidor em sua região, que podem ser: Procon, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor.
De forma online, as renegociações poderão ser feitas através do site consumidor.gov.br, com acesso através da sua conta gov.br, do governo federal:
- A renegociação acontecerá de forma direta com a empresa credora, preenchendo a solicitação de renegociação/parcelamento de dívida;
- No campo “Descrição da Reclamação”, o cidadão deverá informar que deseja renegociar uma dívida em atraso, detalhar qual é, e aguardar a avaliação do credor.
Não é informada a porcentagem de desconto que será oferecida, mas a promessa é de auxílio na liquidação dos débitos.
E sobre o Desenrola, como funciona? Entenda as diferenças
Enquanto o Mutirão Renegocia! é promovido pelo Ministério da Justiça, o caso do Desenrola é completamente diferente, pois é um programa vinculado diretamente ao governo federal.
O que muda no Desenrola é a limitação de renda em suas regras.
Nesse primeiro momento, já que foi lançado em julho, o Desenrola está oferecendo descontos no pagamento de dívidas para consumidores com renda mensal de até R$ 20 mil.
Já a partir de setembro, oferecerá o serviço de renegociação para endividados que recebem até dois salários mínimos por mês, com condições diferenciais e promessa de descontos maiores.
Além disso, as renegociações através do Desenrola Brasil são realizadas diretamente entre consumidor e bancos participantes – enquanto ainda não há uma plataforma oficial do governo para a intermediação.
Leia mais: Desenrola Brasil tem site oficial? TUDO o que precisa saber sobre o limpa nome do governo
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!