,

O que escrever no recurso do seguro-desemprego para garantir o benefício

25/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira o que escrever no recurso do seguro desemprego de acordo com cada situação; Assim, aumente suas chances de obter o benefício.

Publicidade

O que escrever no recurso do seguro desemprego?” é uma dúvida que pode surgir na hora de preencher o formulário do benefício. Afinal, aqui é necessário convencer que você realmente tem direito a ele após uma primeira negativa.

Mas então? Como justificar o recurso para receber o auxílio para desempregados? É isso o que você confere no Guia do Ex-Negativado. Continue lendo e fique por dentro.

O que escrever no recurso do seguro-desemprego?

Isso dependerá do motivo pelo qual você está recorrendo.

Ou seja, o preenchimento do formulário dependerá da condição que lhe dava direito ao benefício, mas que foi ignorada pela Superintendência do Trabalho no momento da avaliação da solicitação.

Confira alguns exemplos de motivos comuns pelos quais há negação do auxílio e, também, o que escrever em cada um deles.

Como saber se o seguro-desemprego foi aprovado? Não fique na incerteza

Desconsideração de um vínculo de emprego ou de tempo de trabalho

Nesta hipótese, você precisará comprovar que trabalhou, dentro do prazo elegível para o seguro-desemprego, pelo tempo mínimo exigido pelas leis.

Dessa forma, anexe sua Carteira de Trabalho e indique o preenchimento do requisito.

Caso o erro decorra de uma falha nas anotações, já devidamente corrigida na CTPS, não deixe escrever no recurso do seguro-desemprego a devida correção.

Inscrição CNPJ sem lucro

Outro motivo pelo qual o benefício pode ser negado é pela existência, em nome do trabalhador, de um CNPJ.

Isso, todavia, não é impeditivo para receber o auxílio.

Assim, ao escrever o recurso do seguro-desemprego é necessário evidenciar que apesar da existência de CNPJ (MEI ou sociedade em empresa), o cidadão não obtém lucro dele.

Isso pode ocorrer com o anexo de documentos como declaração de MEI ou de imposto de renda de pessoa jurídica que demonstre ausência de lucro ou que ele é inferior a um salário mínimo mensal.

Leia: Quem tem CNPJ recebe seguro-desemprego? Fique por dentro dos direitos e limitações

Divergência de dados

Além disso, outra possibilidade de recusa do seguro-desemprego decorre da divergência de dados.

Neste caso, então, escreva no recurso as informações corretas e anexe documentos que as comprovem.

O recurso funciona como uma ferramenta valiosa para esclarecer eventuais equívocos e garantir que o trabalhador seja elegível ao seguro-desemprego.

Por meio desse procedimento, é possível apresentar esclarecimentos sobre qualquer informação divergente, assegurando que o benefício seja concedido corretamente.

Tire suas dúvidas sobre benefícios e direitos! Baixe agora mesmo o App do Guia e acompanhe notícias e dicas diversas sobre finanças, leis, oportunidades de renda e muito mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa