Call us now:
Passado o primeiro turno das eleições 2022 em todo o Brasil, um dos temas que entram em evidência é sobre onde justificar online para fugir de multas eleitorais. Confira aqui.
O primeiro turno das eleições contou com mais de 123 milhões de votos válidos em todo o Brasil. Já no que diz respeito às abstenções, que são os eleitores ausentes, a porcentagem foi de 20,9%. Um número maior do que em 2018, quando 20,3% não compareceu às urnas.
Foram mais de 32 milhões de pessoas que estavam aptas ao voto, mas não compareceram por diferentes razões. Todas elas terão de emitir a justificativa para a Justiça Eleitoral, explicando o motivo, de acordo com as leis eleitorais do país.
Onde justificar forma online em 2022?
Buscando aumentar a tecnologia e digitalizar cada vez mais o sistema eleitoral brasileiro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oferece o aplicativo e-Título para a população.
Nele, é possível realizar inúmeras ações relacionadas à sua vida eleitoral, como por exemplo dispensar o uso do próprio título em papel.
Outra funcionalidade importante que o aplicativo oferece é de justificar o voto de forma online.
O passo a passo é simples e permite a justificativa em poucos minutos:
- Abra o aplicativo e-Título com seu CPF e a senha cadastrada, ou com a biometria do seu celular;
- Toque no menu “mais opções”, representado por três tracinhos no canto inferior direito da página principal;
- Na sequência, toque em “Justificativa de ausência”;
- A partir daí, basta inserir a eleição que deseja justificar, a justificativa para a sua ausência e o seu e-mail e enviar para a Justiça Eleitoral.
Até quando posso justificar?
A justificativa é permitida dentro de um prazo de até 60 dias após a ausência na votação. Ou seja, o eleitor tem até o dia 2 de dezembro para justificar o motivo de não ter comparecido à urna no primeiro turno.
Posso justificar os dois turnos de uma vez?
Não. A Justiça Eleitoral explica que cada ausência deve ser justificada de maneira separada. Portanto, quem não puder votar em nenhum dos dois turnos deverá justificar duas vezes.
O que acontece se não justificar?
A primeira consequência é ficar com pendência junto à Justiça Eleitoral, o que fará com que o título fique em situação irregular, impedindo que o cidadão obtenha passaporte ou uma nova carteira de identidade.
Outras consequências são a proibição de se matricular ou renovar matrícula em instituições de ensino público, tampouco prestar concursos ou assumir cargos públicos.
A ausência da justificativa também gera uma multa em dinheiro, de valor simbólico de R$ 3,51.