Call us now:
A inadimplência é um problema grave no Brasil e atinge uma grande parcela dos consumidores. Estima-se que mais de 66 milhões de brasileiros estão inadimplentes e com dificuldades no mercado.
Inadimplência no Brasil cresce a passos largos, diz Serasa
Os dados são contabilizados pela Serasa Experian, que é a maior empresa brasileira no que se diz respeito à análise do perfil financeiros dos consumidores no país, atuando no segmento de birôs de crédito.
A Serasa possui em seu sistema os dados relativos a todos os brasileiros adultos que estão inseridos no mercado como consumidores. A partir daí, consegue coletar com facilidade uma lista de quem está inadimplente neste momento de 2022.
O levantamento divulgado mais recentemente teve como base o mês de abril, quando foram listados 66,1 milhões de consumidores em situação de débito ativo com alguma empresa. A soma de todos os débitos ultrapassa os R$ 271 milhões.
Somente entre os meses de janeiro a abril de 2022, foram mais do que 2 milhões de pessoas que tiveram seus nomes sujos na Serasa por inadimplência.
Quais são as principais dívidas dos inadimplentes brasileiros?
De acordo com a Serasa, em publicação feita pelo Poder360, as maiores dívidas do Brasil são relacionadas a cartão de crédito e bancos. Cerca de 28% dos débitos são relacionados a este segmento.
Além dos cartões de crédito, também estão incluídos neste setor as dívidas de empréstimos feitos com bancos, além do próprio cheque especial que tem uma das maiores taxas de juros do mundo inteiro.
Nesse tipo de débito, um dos motivos está na liberação de crédito para perfis de risco, o que faz com que a chance de endividamento e inadimplência se tornem ainda maiores.
Já as contas básicas como luz, gás e água representam quase 23% dos débitos no Brasil, enquanto os financiamentos tiveram um aumento no número de inadimplentes, chegando a 12,4%.