Nome sujo no SPC e Serasa? Tudo o que precisa saber para negociar e limpar o CPF

01/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Mais de 60 milhões de brasileiros estão com nome sujo no SPC e Serasa em 2022, segundo aponta estudo feito pelo próprio SPC Brasil.

Publicidade

Mais de 60 milhões de brasileiros estão com nome sujo no SPC e Serasa em 2022, segundo aponta estudo feito pelo próprio SPC Brasil. Portanto, é fato comum entre a população brasileira principalmente após momentos de crise econômica. Mas, como fazer para negociar e limpar seu CPF? Confira neste post!

A negativação de um CPF ocorre em função de dívidas com qualquer empresa que for parceira do SPC e da Serasa, que são os principais nomes do segmento de birôs de crédito no país.

Em caso de uma dívida na qual o consumidor persistir em não realizar o pagamento, certamente resultará em um nome sujo nesses dois órgãos de proteção ao crédito.

Qual é a diferença do SPC e Serasa?

Esse é um dos fatores que mais geram dúvidas entre os consumidores brasileiros. Afinal, SPC e Serasa são as mesmas coisas? A resposta é não.

Existe uma grande diferença entre os dois, porque simplesmente são empresas completamente diferentes.

SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Isto é, se trata de um grande banco de dados com informações de crédito dos consumidores e das empresas brasileiras. Ele atua também na busca por soluções para auxiliares consumidores e negócios.

O SPC foi criado em 1955 e atualmente tem acesso ao CPF de mais de 180 de pessoas em todo o Brasil.

Já a Serasa Experian é uma empresa privada que também possui um enorme banco de dados com informações de crédito dos brasileiros, auxiliando as empresas a tomarem decisões sobre liberação ou não de determinados produtos financeiros aos consumidores que estão solicitando.

Vale destacar que a Serasa está no mercado desde 1968 e que em 2007 foi adquirida pelo Grupo Experian. Recentemente, a empresa lançou um marketplace de crédito, que auxilia brasileiros negativados a conquistarem cartão de crédito ou até mesmo empréstimo.

Os dois órgãos de proteção ao crédito devem atender ao Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito a exibir todas as informações necessárias aos cidadãos, e não somente às empresas.

nome sujo no spc serasa
Nome sujo no SPC e Serasa: homem com ar de preocupação (Foto: Canva Pro)

Nome sujo no SPC e Serasa? Saiba como negociar agora mesmo!

Agora que você entendeu que são duas empresas completamente diferentes, explicaremos como fazer para negociar em cada uma delas:

Negociando uma dívida no SPC

– Todo o processo de negociação de uma dívida no SPC Brasil é feito através de um breve cadastro feito na plataforma negociardivida.com.br/negociar/;

– Informe seu CPF ou CNPJ, documentos pelos quais é possível verificar se existem dívidas pendentes naquele momento;

– Caso possua uma dívida existente em seu nome, no documento informado, clique no botão que diz “quero negociar”;

– Na sequência, você receberá um código e/ou link no mesmo e-mail cadastrado para finalização do processo de inscrição;

– A etapa seguinte será verificar quais são as empresas que disponibilizaram propostas para acordo;

– Clique na loja ou banco que negativou seu nome e escolha a melhor forma de pagamento entre as opções disponibilizadas.

Negociando uma dívida na Serasa

– Já no caso da Serasa, o processo de negociação de dívidas com as lojas e bancos participantes ocorre pelo site serasa.com.br/limpa-nome-online/ ou pelo aplicativo;

– Consulte seu CPF para saber quais são as dívidas que possuem ofertas disponíveis para negociação na plataforma. Antes disso, também é preciso fazer um rápido cadastro para acesso;

– Assim que acessar sua conta na Serasa, procure no menu pelas opções “ofertas” e escolha a dívida que deseja pagar;

– Defina a forma de pagamento e conclua a operação de negociação via Serasa.

Quanto tempo leva para limpar o nome no SPC e Serasa?

Um acordo firmado no SPC e na Serasa só tem validade quando o consumidor realiza o pagamento do contrato de quitação, caso tenha sido à vista.

Nos casos em que o acordo é firmado para pagamento em várias parcelas, o contrato é validade após o pagamento do primeiro boleto.

Em ambas as situações, o nome ficará limpo no SPC e na Serasa depois de um período de cinco dias contanto a partir da data em que o pagamento é processado e passa a constar na base de dados da empresa credora.

Assim que a empresa sinaliza para os órgãos de proteção ao crédito que o acordo foi validado, o nome sairá da restrição após cinco dias úteis, sem contar sábados, domingos e feriados.

Por exemplo, um acordo pago em uma sexta-feira geralmente vai ter sua confirmação de quitação e limpeza do nome na sexta-feira da semana seguinte, já que o valor será compensado na segunda-feira e demorará mais alguns dias para o processo de retirada do CPF da lista de negativados ser concluído

Nome sujo no SPC e Serasa: tudo que precisa saber para negociar e limpar o nome
Nome sujo no SPC e Serasa: tudo que precisa saber para negociar e limpar o nome (Foto: Canva Pro)

O que se acontece se eu deixar meu nome ir pro SPC e Serasa?

O principal problema quando isso ocorre é que a dívida que fez seu nome ficar sujo continuará gerando juros sobre juros, aumentando consideravelmente o valor, principalmente caso o débito tenha sido gerado por meio de cartão de crédito, com juros maiores do que 300% ao ano.

Portanto, a maior consequência será no seu próprio bolso, pois precisará arcar com valores maiores do que a dívida inicial.

Além disso, estar com o nome negativado em órgãos como SPC e Serasa gera dificuldades no mercado financeiro futuramente, uma vez que deixar o nome ir pro SPC e Serasa resultará na redução drástica da sua pontuação de crédito.

Isto porque, quem está com nome sujo significa que está sendo inadimplente neste momento. Sendo assim, bancos e instituições financeiras ficarão extremamente relutantes em liberar um novo cartão de crédito, empréstimo, consórcio ou até mesmo um financiamento, justamente devido à ‘fama’ de mau pagador.

Quanto o nome está no SPC também está na Serasa?

Geralmente sim, mas vai depender se determinada empresa possui cadastro tanto no SPC, como também na Serasa, tendo em vista que ambas não possuem nenhum tipo de relação a não ser atuarem no mesmo setor.

Entretanto, é provável que sim.

Da mesma forma, quando o consumidor limpa seu nome a partir de um acordo realizado no SPC, o CPF também deixa de estar negativado na Serasa. Assim também ocorre quando o processo é realizado da forma inversa.

Como limpar o nome sem pagar a dívida? Existe isso? Veja o vídeo:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça