Call us now:
É cada vez maior a procura dos brasileiros por uma oportunidade de emprego em Portugal, principal porta de entrada para o continente europeu e tende a ser ainda maior daqui em diante. Isto porque, foi criado um novo visto que permite brasileiros procurarem trabalho em Portugal.
Terra matriz da língua portuguesa, o país europeu é o sonho de consumo de muitos brasileiros que desejam trabalhar e, principalmente, ganhar dinheiro na moeda europeia: o euro.
O novo visto foi oficializado no Diário da República, o Diário Oficial Luso, de Portugal, entrando em vigor a partir desta sexta-feira, 26 de agosto de 2022.
O texto publicado pelo governo português não detalha quando começará a ser possível solicitar o novo tipo de visto para entrar no país em busca de um emprego.
Porém, é provável que a solicitação aconteça de forma semelhante como já acontece nos tradicionais vistos de trabalho, com o processo ficando sob responsabilidade de uma empresa terceirizada, atendendo às leis portuguesas.
Entenda o novo visto de trabalho para procurar emprego em Portugal
O novo visto é voltado principal para cidadãos dos países que são membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que tem o Brasil como principal membro após Portugal.
Angola, Cabo Verde e Moçambique são países do continente africano que também costumam ter seus cidadãos em terras portuguesas.
Com a nova permissão, que foi aprovada no Parlamento português em três turnos em um só dia, passa a ser possível entrar em Portugal com um visto de procura por trabalho.
Este visto permitirá que estrangeiros tenham um prazo de 120 dias em Portugal, que podem ser prorrogado por mais 60 dias, para encontrarem um trabalho e serem contratado, seguindo o regime de leis do país lusitano.
Após esse período de até 180 dias, que são seis meses, o estrangeiro que não tiver conseguido nenhum tipo de trabalho terá de sair do país obrigatoriamente e só voltarão a ter permissão para ingressar novamente com esse visto após um ano.
Antes, só era permitido que um brasileiro entrasse em Portugal com visto de trabalho – desde que já possuísse emprego garantido – ou como turista.
Por que Portugal está facilitando a entrada de estrangeiros?
A principal razão para a criação de um novo tipo de visto de trabalho se dá justamente pela escassez de mão de obra em vários setores, como por exemplo no turismo e nos restaurantes.
Para os portugueses, os salários são considerados como baixos e os horários exigentes, sendo pouco atraentes para os moradores locais.
Dessa forma, o país busca estrangeiros que possam preencher as vagas de emprego que estão disponíveis. E que são muitas.
“Temos um problema de demografia e de necessidade de revitalização da economia e, como Estado, temos de responder àqueles que procuram aqui novas oportunidades na vida porque fugiram da guerra, de uma ditadura, da miséria ou dos efeitos da crise climática”, explica Ana Catarina Mendes, ministra portuguesa dos Assuntos Parlamentares, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Oficialmente, existem 252 mil brasileiros morando legalmente em Portugal. O número é bastante superior pois não entra no cálculo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) os cidadãos com dupla nacionalidade.