Banco Central da Argentina aumenta juros básicos para 81% devido à inflação recorde no país

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Banco Central da Argentina aumenta juros básicos devido à inflação recorde no país como forma de manter a estabilidade.

Publicidade

Na última quinta-feira (20), o Banco Central da Argentina (BCRA) confirmou o aumento dos juros básicos em três pontos percentuais, para 81%, como havia sido previsto pela imprensa local. A medida foi tomada após a inflação no país atingir o maior nível em 30 anos, com o índice de preços ao consumidor subindo 104,3% em março.

A autoridade monetária também estabeleceu taxas mínimas de 81% para depósitos de prazo fixo de até 10 milhões de pesos e de 72,5% para o restante.

O BCRA afirmou que está monitorando a evolução dos preços e a dinâmica do mercado de câmbio para ajustar sua política de juros.

Juros básicos

Juros básicos são a taxa de juros definida pelos bancos centrais para controlar a oferta de dinheiro e a inflação em um país. Essa taxa serve como referência para todas as outras taxas de juros no mercado, afetando, portanto, o custo de crédito e o retorno de investimentos.

A taxa de juros básica é ajustada periodicamente pelos bancos centrais para garantir a estabilidade econômica.

Inflação

A inflação é um evento econômico que se caracteriza pelo aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em uma determinada economia, resultando em uma perda de valor da moeda. Isso significa que ao longo do tempo, a capacidade de compra do dinheiro diminui.

Há várias causas para a inflação, como o aumento da demanda, o aumento dos custos de produção, a escassez de recursos e a desvalorização da moeda.

Quando ocorre em níveis elevados, a inflação pode ter impactos negativos na economia, afetando o poder de compra da população, a estabilidade financeira de empresas e governos, entre outros aspectos.

IPC

O índice de preços ao consumidor (IPC) é um indicador que registra a oscilação de preços de um conjunto de bens e serviços que são adquiridos por famílias ou consumidores em uma região específica durante um período determinado.

Ele é uma das principais medidas usadas para mensurar a inflação em uma economia, pois permite avaliar como as mudanças de preço afetam o custo de vida das pessoas.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça