,

Entenda como regularizar o CPF na Receita Federal para conseguir acesso a benefícios

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que fazer para regularizar o CPF na Receita Federal e garanta a regularidade do seu documento para acessar serviços diversos!

Publicidade

Saber como regularizar o CPF na Receita Federal é muito importante para quem está em situação irregular. Afinal, este é um documento de identificação crucial e sua regularidade é necessária para que haja acesso a diferentes produtos, públicos e privados.

Portanto, é imprescindível conhecer as causas da irregularidade e como contorná-la. E é exatamente isso o que você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado. Continue lendo e confira!

Como regularizar o CPF na Receita Federal?

Pois bem, a menção a um CPF pendente de regularização diz respeito especificamente à ausência de declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos.

Nesta hipótese, então, o cidadão se enquadrava nas regras que tornam a declaração do IR obrigatória. Desse modo, ao não fazê-la, ficou com o CPF irregular.

Neste caso, além da necessidade de regularizar o CPF na Receita Federal, o cidadão também deverá pagar uma multa. Ela corresponde a R$ 165,74 e decorre do atraso na declaração do IR.

Além do pagamento da multa, também será necessário realizar as declarações não feitas nos últimos 5 anos, de forma retroativa. Assim, há a regularização do documento.

Regularize seu CPF no portal e-CAC

Para regularizar o CPF na Receita Federal, você deverá usar o
Central Virtual de Atendimento da Receita, ou seja, o e-CAC. Ele é um portal com diferentes serviços.

Confira o passo a passo do que fazer:

  • Acesse o e-CAC e entre no seu perfil com um código de acesso ou, então, a partir do login e senha Gov.br;
  • Em seguida, você terá acesso às informações de qual foi a declaração que você deixou de fazer;
  • Logo depois, preencha o documento faltante dentro do próprio e-CAC;
  • Faça o pagamento da multa e envie o documento. Pronto, em até 72 horas a situação deve ficar regular.

Por outro lado, caso o documento esteja suspenso (e não em situação irregular), é possível regularizar o CPF na Receita Federal por este portal. Acesse-o,  clique sobre a opção desejada (passo 1 de “Solicitar alteração ou regularização”, preencha seus dados e envie o formulário.

Como saber qual é a situação do meu CPF?

Para isso, acesse este link. Em seguida, preencha seu número de CPF, data de nascimento e clique em “Sou Humano” > “Consultar”. Assim, tenha acesso às informações e mantenha o seu cadastro de pessoa física sempre regular.

Quer saber mais sobre seus documentos, a emissão deles e como mantê-los regulares? Pois saiba que você encontra isso e muito mais no App do Guia, que é gratuito e repleto de informações. Baixe-o agora e acompanhe-o!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça