O Banco Inter é seguro? Se você está considerando abrir uma conta digital ou já é cliente do Banco Inter, é natural que a questão da segurança seja uma de suas principais preocupações.
Afinal, confiar suas finanças a uma instituição financeira totalmente online requer uma análise cuidadosa.
Neste texto, vamos explorar as principais características do banco digital, seus serviços e procurar responder à pergunta: “O Banco Inter é seguro?”. Acompanhe!
O Banco Inter é seguro? Conheça alguns de seus serviços
Fundado em 1994 como Banco Intermedium, o Banco Inter passou por uma transformação significativa em 2017, tornando-se uma instituição financeira digital completa.
Sua base operacional está situada em Belo Horizonte (MG), oferecendo uma ampla gama de serviços através de plataformas online.
Principais Características e Serviços:
- Conta Digital Gratuita: a empresa é conhecido por sua conta digital gratuita, que pode ser aberta de forma totalmente online. Essa conta não possui tarifas de manutenção, e os clientes têm acesso a serviços bancários básicos, como saques, transferências e pagamentos.
- Cartões de Crédito e Débito: O banco oferece cartões de crédito e débito vinculados à conta digital. O cartão de crédito é sem anuidade e pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo.
- Investimentos: O Banco Inter disponibiliza opções de investimento, permitindo que os clientes apliquem seu dinheiro em diferentes produtos financeiros, como CDBs, LCIs e LCAs. Além disso, oferece a plataforma de investimentos chamada Inter Invest.
- Empréstimos e Financiamentos: Os clientes podem solicitar empréstimos e financiamentos diretamente pelo aplicativo. Também oferece planos odontológicos e consórcios.
- Seguros: O banco oferece opções de seguros, incluindo seguro de vida e seguro residencial.
- Câmbio: Permite que os clientes realizem operações de câmbio, como compra e venda de moedas estrangeiras, diretamente pelo aplicativo.
- Cashback: O programa Inter Loop oferece cashback em diversas transações realizadas com o cartão de crédito.
- Plataforma Multicanal: Os clientes têm acesso aos serviços do Banco Inter por meio de diversos canais, como o aplicativo para dispositivos móveis, internet banking e caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.
- Portabilidade de Salário: Afirma ter condições interessantes para quem levar o salário para o banco.
O Banco Inter é seguro? O que levar em consideração para chegar a uma conclusão de confiabilidade
Como já adiantado, a confiabilidade de um banco é um fator importante a ser considerado.
E existem alguns elementos essenciais que, por sua vez, contribuem para a confiança em uma instituição financeira.
No caso do Banco Inter, ele tende a ser considerado seguro por atender a essas características. Veja abaixo quais são:
- Participação no FGC: O Banco Inter participa do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), uma entidade que garante a segurança dos recursos dos depositantes em situações adversas.
- Transparência: Bancos confiáveis geralmente são transparentes em relação às suas operações, políticas e condições de serviços. O Banco Inter, por sua vez, fornece essas informações aos seus clientes.
- Reputação do Mercado: No caso do Banco Inter, sua reputação é avaliada pelos serviços financeiros oferecidos, como contas correntes, cartões de crédito e investimentos, bem como pela inovação tecnológica que caracteriza a instituição como uma das pioneiras no setor digital.
- Atuação Regulamentada: A regulamentação e supervisão pelo Banco Central do Brasil são fundamentais para a confiabilidade de um banco. O Inter é uma instituição autorizada a operar pelo Banco Central.
- Tempo de Atuação: Apesar das transformações, o Banco Inter tem uma história considerável desde sua fundação em 1994.
Entendendo um pouco mais a Proteção FGC:
A participação no FGC garante a segurança dos depósitos e investimentos.
O Fundo oferece uma garantia de até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira, limitado a esse valor mesmo que o cliente possua mais de um tipo de produto na mesma instituição.
Segundo afirma o próprio banco:
“A proteção garante que você possa resgatar uma parte ou a totalidade do valor investido, até R$ 250 mil por investidor (Pessoa Física ou Jurídica) e por instituição, no caso falência, liquidação ou alguma outra intervenção da instituição financeira onde realize sua movimentação”.
Desempenho do Banco Inter no Reclame Aqui e Avaliação do Banco Central
O Banco Inter é tido como seguro e confiável, se também observarmos sua reputação junto à plataforma Reclame Aqui.
Por lá alcança uma boa perfomance. Tem, por exemplo, um elevado índice de resolução de questões levantadas pelos clientes: 82.9%.
Este indicador reflete a eficiência da instituição em atender e solucionar as demandas dos usuários, registradas no site de reclamações.
Inclusive, a própria plataforma lhe confere nota 7.9 (com 10 sendo o máximo). A nota é considerada como boa.
Já o consumidor, por sua vez, deu nota 6.85 para o banco. Veja a imagem abaixo:
No entanto, vale ressaltar que, apesar do bom desempenho no Reclame Aqui, o Banco Inter esteve presente no ranking de reclamações divulgado pelo Banco Central, no terceiro trimestre de 2023.
Essa análise é baseada nas queixas registradas por clientes, com o Inter figurando em terceiro lugar, com 24,91 pontos.
A presença nesse ranking não invalida a qualidade geral do serviço, mas é um ponto a ser considerado
Atendimento no Banco Inter
Se você precisa esclarecer dúvidas, resolver problemas ou obter informações sobre os serviços do banco, confira os contatos abaixo:
Telefone:
- Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070
- Demais localidades: 0800 940 0007
- SAC (24 horas): 0800 940 9999
- Deficiente de fala e audição: 0800 979 7099
- Ouvidoria: 0800 940 7772
É possível também entrar em contato pelo Chat. Clique aqui e saiba mais.