Call us now:
Você sabe o que é um CDB? A sigla é bastante popular no mercado financeiro brasileiro, mas é fundamental entender a fundo o que significa antes de realizar investimentos. Saiba em detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é CDB?
A sigla quer dizer Certificado de Depósito Bancário. Para o mercado, significa um tipo de título de renda fixa que é popular e possui milhares de opções emitidas entre as instituições financeiras brasileiras.
Nessa modalidade de investimento, o consumidor está literalmente emprestando dinheiro para o banco emissor do título.
Já em troca, a instituição financeira devolverá todo o valor recebido por empréstimo por parte do cliente, incluindo os juros relativos à taxa prometida.
Em geral, o CDB usa o CDI como índice para remunerá-lo. Com isso, a rentabilidade pode ser alta, a depender da taxa básica de juros.
CDB é melhor do que a poupança?
Não há dúvidas de que sim. O primeiro ponto de destaque em relação ao CDB para a poupança é que não há limite de rentabilidade.
Por exemplo, a poupança atualmente rende a 6,7% ao ano porque a Selic está acima de 8%. Esse é o seu patamar máximo.
Já um CDB a 100% do CDI, por exemplo, segue atrelado à taxa Selic mesmo em momentos de forte alta, como é o no atual momento.
No caso citado acima, o rendimento de um CDB seria de 13,65% ao ano. Ou seja, mais do que o dobro da poupança de forma segura.
CDB para quem é investidor iniciante
Um CDB se torna uma opção confiável, segura e simples para quem é investidor iniciante por se tratar de uma aplicação de renda fixa.
Isso quer dizer que o rendimento já será conhecido antes de confirmar a operação de investimento, sem surpresas ao fim do período de aplicação.
A única variação que pode ocorrer é de acordo com a taxa Selic, porque o CDI está sempre 0,10% abaixo da taxa básica de juros. Portanto, o investidor sempre sabe quanto sua aplicação está rendendo.
Dá para resgatar CDB antes do vencimento?
Sim, mas depende das condições do CDB. Você precisa conferir os detalhes de carência e vencimento antes de confirmar uma aplicação.
Por exemplo, há opções de títulos com resgate diário e sem carência para sacar o dinheiro investido. Enquanto há outras modalidades em que o saque só é permitido após o vencimento. Portanto, tenha atenção a esses detalhes para não se complicar futuramente.
Em qual CDB investir em 2022?
Para quem é iniciante, uma opção a ser considerada é o CDB da Genial Investimentos, cuja rentabilidade é de 220% do CDI (30,03% ao ano) para novos clientes que estão fazendo a primeira aplicação.
Porém, o prazo máximo de vencimento do título é de três meses. Nesse período, o rendimento bruto esperado é de 7,5%.
Veja essas e outras opções: