Call us now:

O que é conta corrente? – As contas bancárias estão entre os produtos financeiros mais comuns no Brasil e no mundo. Elas são importantes para resguardar valores de sua posse. Mas você já parou para se perguntar o que é conta corrente e o que é conta poupança?
Afinal, por que e como as duas contas são diferentes? Essas são perguntas importantes ao abrir uma conta. Por isso, o Guia do Ex-Negativado reuniu hoje, 07 de outubro, suas respostas. Confira!
O que é conta corrente?
Essa é uma conta bancária que serve para movimentações. Ou seja, nela você pode receber dinheiro, fazer pagamentos e transferências. Igualmente, pode usar um cartão para gastar seu saldo.
Portanto, ela é um tipo de conta que serve para resguardar seu dinheiro, mas sem que isso impeça o seu uso. De modo geral, a conta corrente:
- Permite movimentações diversas (pagamentos, transferências, saques, etc.);
- Pode ou não ser gratuita;
- Possui serviços adicionais (cartões de crédito, empréstimos, etc.);
- Pode ou não ter rentabilidade.
Quanto à gratuidade, cabe ressaltar que o Banco Central determina que toda instituição bancária deve oferecer ao menos um tipo de conta desse tipo gratuita.
Para manter a conta sem taxas, contudo, a instituição pode determinar um valor mínimo de depósito ou movimentação por mês. Isso, então, varia de banco para banco.
Nesse caso, a conta corrente terá acesso gratuito a pelo menos 1 cartão de débito, 4 saques mensais, 2 transferências mensais para contas no mesmo banco, 2 folhas de cheque mensais e 2 extratos ao mês.

O que é conta poupança?
Enquanto a conta corrente é dedicada à movimentação de valores, a poupança serve para deixar seu dinheiro parado. Afinal, trata-se de uma aplicação.
Gratuita, ela serve para que você mantenha suas reservas financeiras, o dinheiro que você guardou e que serve para planos futuros ou para emergências.
Embora ela permita algumas movimentações, como depósitos, elas são bem limitadas. Afinal, a ideia é manter o dinheiro parado, pois ele tem rendimentos, ainda que baixos.
Atualmente, eles são aproximadamente de 0,68% ao mês, pois correspondem à Taxa Referencial + 05% ao mês.
Em resumo, a conta poupança:
- Serve para aplicações e permite movimentações limitadas;
- Sem;
- Não possui acesso a serviços adicionais;
- Tem rentabilidade.
Como saber se a minha conta é corrente ou poupança?
Caso você tenha uma conta e não saiba a natureza dela, não se preocupe. Afinal, é bem simples descobrir qual é ela, basta ter em mãos o cartão.
Qual é melhor, conta corrente ou conta poupança?
Isso depende de qual é o seu objetivo ao abrir uma conta. Caso queira produtos adicionais e realizar movimentações, a melhor opção é a modalidade corrente.
Além disso, saiba que ela também pode ser melhor do que a conta poupança quando o objetivo é aplicar. Afinal, existem contas correntes, hoje, que também rentabilizam e cujo rendimento é maior do que a da poupança.