Call us now:
Você sabe o que é Open Banking? Pois saiba que assim como o PIX, ele surgiu para facilitar transações financeiras. Contudo, ao invés de transferências ele se volta ao acesso ao crédito e serviços.
Aliás, saiba que ele já está disponível. Para não perder nada sobre o novo serviço financeiro gratuito e suas vantagens, continue a leitura aqui no Guia do Ex-Negativado, e veja tudo o que precisa saber sobre ele!
O que é Open Banking?
Ele corresponde a uma espécie de sistema financeiro aberto pelo qual o consumidor pode ter acesso aos seus dados enquanto cliente de um banco e compartilhá-los com outras instituições.
Assim, ele padroniza o compartilhamento de dados. Do mesmo modo, também estabelece que o indivíduo é o proprietário de suas informações financeiras, inclusive de seu histórico, e não o banco.
Da mesma forma como ocorreu com o PIX, esse sistema foi desenvolvido pelo Banco Central. Somente podem fazer uso dele as instituições financeiras reconhecidas pelo BC, portanto.
Como funciona o Open Banking?
Considere que você tenha conta no banco A, mas gostaria de saber quais seriam as condições de um empréstimo no banco B.
Nessa hipótese, o compartilhamento de dados sobre seu bom histórico de pagador pode aumentar suas chances de aprovação, bem como de acesso a boas condições de crédito.
E é isso o que permite o Open Banking. Com ele você solicita o compartilhamento de dados entre duas ou mais instituições, assim como as autoriza.
Quais dados poderão ser compartilhados?
São várias as informações que poderão ter compartilhamento por meio do Open Banking. É importante ressaltar que é o titular delas quem decide quais dados serão compartilhados e com quais instituições.
Dentre as informações que podem ser alvo de compartilhamento estão:
- Endereço;
- Renda mensal;
- Serviços contratados;
- Limites;
- Saldos de cartões de crédito;
- Operações de crédito.
Dessa forma, por exemplo, quem já tem um contrato de empréstimo com o banco A e é um bom pagador pode demonstrar isso ao banco B.
Aliás, saiba que o sistema pode ser utilizado tanto para contratar serviços em diferentes instituições quanto para a transferência de crédito, em si.
Quais são as vantagens do Open Banking?
Existem algumas vantagens bem interessantes do novo sistema do Banco Central. Por exemplo, ele estabelece que a propriedade de dados é do titular, e não do banco.
Além disso, o sistema promove acesso ao crédito, bem como a diferentes serviços financeiros provenientes de instituições diversas. Com isso, o consumidor não fica preso a um só banco.
Isso tende a fomentar a criação de novos produtos e serviços financeiros. Também, pode ser um estímulo para que os bancos criem melhores condições aos consumidores, eis que a concorrência aumenta.