O que é venda casada? Pode aumentar vendas das empresas, mas é ilegal; saiba se proteger

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra o que é venda casada e veja alguns exemplos desse tipo de atuação. Também, confira o que fazer caso você seja vítima dessa infração!

Publicidade

Você sabe o que é venda casada? Pois fique sabendo que a lei proíbe-a e que você pode ser uma das vítimas deste tipo de atuação abusiva sem sequer saber. Descubra o que é isso,  veja exemplos e veja como se proteger hoje, 16 de setembro, no Guia do Ex-Negativado.

O que é venda casada?

Esse é um tipo de operação em que o prestador obriga o consumidor a obter mais de um serviço ou produto para ter acesso a um item específico.

O que é venda casada
O que é venda casada? Entenda e proteja seus direitos – Foto: Canva

 

Em outras palavras, é quando a obtenção de um produto (ou contratação de um serviço) se condiciona à de outro. Por exemplo, para comprar a mercadoria A você precisa também obter o produto B.

Note que nesse caso, então, o consumidor não contrata apenas aquilo pelo o que tinha interesse, mas outros produtos. Portanto, é como se fosse manipulado pelo prestador de serviços ou produtos.

É por isso que a lei proíbe esse tipo de operação há mais de 30 anos. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é abusiva e, portanto, passível de punição.

Dentre as punições aplicáveis estão multas, impedimentos de participação em licitações e de contratação de financiamentos em bancos públicos.

Exemplos de venda casada

Esse tipo de operação é mais do que comum, acredite! Ainda que a lei a proíba, muitas empresas utilizam esse tipo de estratégia para aumentar as vendas.

Confira, então, alguns exemplos de vendas casadas:

  • Combos de produtos de telecomunicação (internet móvel e fixa, telefonia, televisão a cabo, etc.) em que não se permite assinar o produto isoladamente;
  • Casos em que o valor do produto no combo é mais barato do que na contratação individual;
  • Imposição de consumação mínima em restaurantes e bares;
  • Contratação de empréstimo disponível somente diante da contratação de outro produto no mesmo banco, como seguro ou investimentos etc.

Como se proteger contra esse tipo de abuso contra o consumidor?

Você provavelmente já se deparou com algumas das situações acima, não é mesmo? Pois é, infelizmente a venda casada é proibida por lei, mas amplamente praticada em todo o território nacional.

Todavia, isso não significa que o consumidor não tenha seus direitos. A lei continua sendo aplicável e, portanto, as vendas casadas continuam sendo ilegais.

Quem se deparar com esse tipo de situação, então, pode fazer uma denúncia no PROCON (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor).

Além disso, quando se tratar de serviço de telecomunicação em venda casada, é possível fazer a denúncia perante a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Por fim, o consumidor também pode entrar com uma ação judicial para recebimento de indenização por danos morais e materiais decorrentes da irregularidade frente ao Juizado Civil.

Proibida venda de Iphone sem carregador

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça