O que fazer quando o acerto pós-perícia está em análise? Saiba como proceder

O que fazer quando o acerto pós-perícia está em análise? A princípio, o resultado do procedimento pericial deve ser disponibilizado até às 21h do dia em que acontecer. Mas nem sempre isso é possível.

Na maioria das vezes, a demora na entrega do resultado resulta da necessidade de acerto. Saiba o que é isso e como fazê-lo para destravar o pedido de benefício, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é acerto pós-perícia?

Depois do procedimento pericial é possível que ao cidadão sejam solicitadas informações complementares.

A essa necessidade se dá o nome de acerto pós-perícia.

É que, após a realização da perícia, em alguns casos, podem surgir dúvidas ou necessidades de informações adicionais para a análise correta do pedido.

Esse acerto tem como objetivo complementar as informações necessárias para a análise do benefício.

Ficar em dia com as informações solicitadas pelo INSS é essencial para assegurar que os direitos previdenciários sejam devidamente concedidos e mantidos.

Como saber se preciso apresentar novas informações?

Caso haja necessidade de apresentação de informações ou documentação adicional o portal Meu INSS exibirá essa informação ao lado da situação do seu pedido de benefício.

Para acessar seu pedido, siga estes passos:

  • Entre no aplicativo Meu INSS e faça login com CPF e senha;
  • Em seguida, clique em “Resultado de benefício por incapacidade”;
  • Assim, caso o benefício esteja em análise ou com a informação “Acerto Pós-Perícia” ao lado do nome dele, você precisará complementar informações.

Como saber quais informações devo apresentar no acerto pós-perícia?

Em algumas situações em que o Meu INSS aponta que o benefício está em análise por acerto pós-perícia é possível detalhar a informação dentro do próprio portal.

Todavia, nem sempre é possível identificar a pendência pelo portal. Nestas hipóteses, assim como nas em que o resultado da perícia simplesmente não fica disponível, sem informações adicionais, ligue para a Central de Atendimento do INSS (135).

Como fazer o acerto pós-perícia que está em análise?

Após descobrir o motivo pelo qual o acerto pós-perícia foi solicitado, você pode apresentar as informações online, no Meu INSS.

Basta acessar os requerimentos, o pedido específico em que a complementação de informações é necessárias e, por fim, os anexos.

Então, anexe a documentação adicional e a envie.

Leia: Guia prático de como sacar o auxílio-doença do INSS (aprenda como resgatar seu benefício)

Acompanhe o App do Guia para ficar sempre por dentro das regras, novidades e benefícios do INSS, assistenciais e trabalhistas. Nele você também encontra dicas financeiras e sobre outros assuntos importantes, baixe agora mesmo!

Deixe um comentário