O que fazer quando o acerto pós-perícia está em análise? Saiba como proceder

30/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que fazer quando o acerto pós-perícia está em análise e o que significa esta mensagem no Meu INSS.

Publicidade

O que fazer quando o acerto pós-perícia está em análise? A princípio, o resultado do procedimento pericial deve ser disponibilizado até às 21h do dia em que acontecer. Mas nem sempre isso é possível.

Na maioria das vezes, a demora na entrega do resultado resulta da necessidade de acerto. Saiba o que é isso e como fazê-lo para destravar o pedido de benefício, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é acerto pós-perícia?

Depois do procedimento pericial é possível que ao cidadão sejam solicitadas informações complementares.

A essa necessidade se dá o nome de acerto pós-perícia.

É que, após a realização da perícia, em alguns casos, podem surgir dúvidas ou necessidades de informações adicionais para a análise correta do pedido.

Esse acerto tem como objetivo complementar as informações necessárias para a análise do benefício.

Ficar em dia com as informações solicitadas pelo INSS é essencial para assegurar que os direitos previdenciários sejam devidamente concedidos e mantidos.

Como saber se preciso apresentar novas informações?

Caso haja necessidade de apresentação de informações ou documentação adicional o portal Meu INSS exibirá essa informação ao lado da situação do seu pedido de benefício.

Para acessar seu pedido, siga estes passos:

  • Entre no aplicativo Meu INSS e faça login com CPF e senha;
  • Em seguida, clique em “Resultado de benefício por incapacidade”;
  • Assim, caso o benefício esteja em análise ou com a informação “Acerto Pós-Perícia” ao lado do nome dele, você precisará complementar informações.

Como saber quais informações devo apresentar no acerto pós-perícia?

Em algumas situações em que o Meu INSS aponta que o benefício está em análise por acerto pós-perícia é possível detalhar a informação dentro do próprio portal.

Todavia, nem sempre é possível identificar a pendência pelo portal. Nestas hipóteses, assim como nas em que o resultado da perícia simplesmente não fica disponível, sem informações adicionais, ligue para a Central de Atendimento do INSS (135).

Como fazer o acerto pós-perícia que está em análise?

Após descobrir o motivo pelo qual o acerto pós-perícia foi solicitado, você pode apresentar as informações online, no Meu INSS.

Basta acessar os requerimentos, o pedido específico em que a complementação de informações é necessárias e, por fim, os anexos.

Então, anexe a documentação adicional e a envie.

Leia: Guia prático de como sacar o auxílio-doença do INSS (aprenda como resgatar seu benefício)

Acompanhe o App do Guia para ficar sempre por dentro das regras, novidades e benefícios do INSS, assistenciais e trabalhistas. Nele você também encontra dicas financeiras e sobre outros assuntos importantes, baixe agora mesmo!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça