O que o chip do Elon Musk vai fazer? Um dos empresários que mais atraem holofotes na atualidade é o bilionário Elon Musk, seja por negócios envolvendo carros, espaço, redes sociais, bitcoins ou, nesse caso, inteligência artificial aliada a humanos.
Trata-se de um chip desenvolvido pela Neuralink, empresa estabelecida por Elon Musk em 2016 com o objetivo de desenvolver tecnologias de interface “cérebro-máquina”.
Além de ter atraído atenção nos últimos anos, o tema ganhou uma procura por informações ainda maior, após o primeiro teste de implante de chip cerebral em um ser humano; o que significa um grande passo para que pessoas consigam controlar computadores com as mentes.
Mas, afinal, qual é o objetivo da Neuralink com este chip? E o que as autoridades dizem? Entenda com detalhes abaixo.
O que o chip do Elon Musk vai fazer?
O principal objetivo da Neuralink é criar dispositivos que possam ser implantados no cérebro, para permitir a comunicação direta entre o cérebro humano e computadores ou outros dispositivos externos.
Ou seja, controlar aparelhos eletrônicos apenas com a própria mente.
O bilionário Elon Musk acredita que a interface cérebro-máquina pode ser fundamental para enfrentar desafios futuros.
Entre os tais desafios, o advento e crescimento da inteligência artificial, garantindo, portanto, que os seres humanos possam acompanhar o progresso tecnológico.
Com o implante cerebral, o objetivo final da Neuralink é permitir que as pessoas, além de controlar aparelhos eletrônicos, possam potencialmente tratar condições médicas, como distúrbios neurológicos.
Tanto é que os primeiros passos são dados justamente com pessoas que possuem algum tipo de deficiência que as deixaram paralisadas, com perda de audição ou visão.
Um dispositivo de teste foi implantado junto ao córtex cerebral de Austin Beggin, que ficou tetraplégico após um acidente há oito anos.
Com sinais elétricos gerados por seu cérebro, ele pôde mover o braço com o pensamento.
Continue lendo: Startup Recebe US$70 Milhões para Impulsionar Desenvolvimento de Robô Humanóide
Como o chip do Elon Musk funciona?
De maneira resumida, o implante coloca o chip e seus componentes eletrônicos dentro do crânio de um humano. Por meio de comunicações sem fio, os dados são enviados para um aplicativo Neuralink, decodificando-os em ações e intenções.
Vale ressaltar ainda que não se trata de uma tecnologia iniciada “do zero” recentemente, mas, sim, baseada em décadas de tecnologia com o foco em implantar eletrodos em cérebros humanos.
Uma das razões é a busca por interpretação de sinais e tratamento de condições clínicas como paralisia, mal de Parkinson e epilepsia.
A FDA (agência de vigilância sanitária dos EUA) deu permissão à Neuralink para testes clínicos em humanos desde maio de 2023 após críticas por experimentos em animais.
O estudo tende a levar mais de uma década até poder ser comercializado.
Saiba também: ‘Padrinho da Inteligência Artificial’ diz ter se arrependido da tecnologia
Quem é Elon Musk?
Elon Musk é um empresário sul-africano, naturalizado americano, conhecido por seu papel em várias empresas inovadoras e por suas ambições em áreas como exploração espacial, energia renovável, transporte de alta velocidade e tecnologia de inteligência artificial.
Ele ocupa um dos primeiros lugares do ranking de pessoas mais ricas do mundo segundo a Forbes.
Dentre as empresas que já tiveram participação de Elon Musk, ou que continuam tendo o empresário à frente, é possível destacar grandes nomes como PayPal, SpaceX, Tesla, SolarCity, Hyperloog e Boring Company, Neuralink, OpenAI e recentemente o Twitter, que teve seu nome trocado para X.
Leia também: Opini Pix funciona? É confiável? Descubra o que dizem os usuários