‘Padrinho da Inteligência Artificial’ diz ter se arrependido da tecnologia

05/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Geoffrey Hinton, padrinho da Inteligência Artificial, junta-se à especialistas que alertam sobre os perigos da IA nos próximos anos.

Publicidade

Nos últimos meses vimos um acelerar da inteligência artificial, sobretudo por conta de ferramentas como o Chat GPT. Diante dessa situação, são muitas as vozes que se juntaram para tecer críticas sobre a ferramenta, dentre as quais muitos especialistas. Inclusive, o próprio Geoffrey Hinton, Padrinho da Inteligência Artificial.

Ele começou a tecer críticas sobre o projeto. Saiba mais adiante.

‘Padrinho’ da IA deixa a Google

Na última semana, Hinton anunciou a sua saída da Google em uma entrevista ao jornal estadunidense The New York Times.

Vale mencionar que foi na gigante da tecnologia que Hinton desenvolveu pesquisa sobre inteligência artificial por décadas. Sobretudo, o seu trabalho sobre o deep learning (aprendizagem profunda) influenciou sistemas como o Chat GPT.

Após anunciar sua saída da empresa, Hinton começou a tecer críticas à tecnologia que ele mesmo ajudou a desenvolver.

Em entrevistas ele chegou a afirmar que se arrependeu de ter desenvolvido pesquisa na área e que se consola em saber, por sua vez, que se ele não tivesse feito isso, outra pessoa faria.

Ele enfatizou sobre os riscos da IA para as empresas.

Para a BBC, o “padrinho” da Inteligência Artificial disse se preocupar com o Chat GPT, que é uma ferramenta que elabora textos a partir de referências digitais.

Mais precisamente, Hinton explicou que o chatbot em breve deve ultrapassar o cérebro humano quanto à quantidade de conteúdos disponível. Porém, ele enfatiza que o raciocínio da ferramenta não é tão bom.

Especialistas criticam Inteligência Artificial

Não apenas a população em geral está assustada com os avanços da inteligência artificial. Na verdade, são diversos os especialistas que também já começaram a tecer críticas à tecnologia.

Prova disso é que logo após o lançamento do Chat GPT, mais de mil líderes em pesquisa tecnológica assinaram uma carta aberta que pedia um intervalo de seis meses em novos desenvolvimentos.

Isso sem falar que a própria Associação para o Avanço da Inteligência Artificial divulgou uma carta em que mostrava alguns dos principais riscos da tecnologia para as pessoas.

Vale destacar que essa é uma associação que por quatro décadas se desenvolveu em pesquisas sore o assunto e que, assim como Hinton, incentivaram a pauta.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça