O sistema Pix do Banco Central registrou novo recorde diário de transações

Na quinta-feira passada (7), o sistema de pagamentos instantâneos registrou um novo recorde diário de operações do Pix, com 122,4 milhões de transações, movimentando um total de R$ 62,9 bilhões, segundo o Banco Central. O recorde anterior era de 104 milhões de transações em dezembro de 2020.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central brasileiro que permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.

Além de ser prático e seguro, o Pix tem o potencial de melhorar a competitividade e a eficiência do mercado.

Ele reduz os custos e aprimora a experiência dos clientes, incentiva a eletronização do mercado de pagamentos de varejo, promove a inclusão financeira e, ainda, preenche uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente para a população.

Quem pode fazer ou receber o Pix?

Qualquer indivíduo ou empresa que possua uma conta bancária corrente, poupança ou de pagamento pré-pago em uma instituição financeira participante do sistema pode utilizar o Pix.

O Pix não é um aplicativo em si, mas sim um serviço integrado aos aplicativos de celular ou internet banking das instituições financeiras que aderiram ao sistema.

Diferencial

O Pix se diferencia das outras formas de pagamento por sua rapidez, praticidade e acessibilidade, permitindo transações por meio de chave Pix, QR Code ou dados bancários.

O serviço está disponível 24 horas por dia, sem limitações de horários, além de oferecer tarifas mais baixas ou gratuitas.

Não é necessário o uso de cartão ou maquininha para realizar as operações, realizadas de forma direta na conta do usuário, sem anuidades e com a vantagem de o pagamento ser recebido imediatamente, trazendo com isso seu mais novo recorde diário de operações do Pix.

Para garantir a segurança das transações, há limites máximos pré-definidos para transferências e pagamentos, que podem ser alterados pelos clientes na opção “Meus Limites Pix”.

O aumento do limite está sujeito a avaliação da instituição e é efetivado em até 48 horas após o pedido. Em casos de dúvida consulte o site do Banco Central do Brasil.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress