Pagamento de férias: guia para o trabalhador ficar ciente de seus direitos

27/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba tudo sobre o pagamento de férias: veja adicionais do período, cálculos e datas para a liberação do valor e como funciona na rescisão.

Publicidade

O pagamento de férias é um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores. Afinal, ele conta com um adicional e precede o descanso anual.

Seu pagamento é feito de forma especial, assim como em data própria. Continue lendo e confira hoje, 28 de setembro, no Guia do Ex-Negativado, tudo sobre ele!

O que é pagamento de férias?

Ele é a remuneração do descanso anual. Afinal, a lei brasileira estabelece que as férias serão remuneradas.

Ou seja, garante que o trabalhador tem direito a se ausentar do trabalho, para fins de descanso, sem prejuízo ao salário.

Pagamento de férias
Pagamento de férias: Como é feito? – Foto: Canva

Quem tem direito às férias?

Todos os trabalhadores formais têm direito ao descanso anual de forma remunerada.

Contudo, a lei estabelece que para gozar desse direito o trabalhador deve prestar 12 meses de trabalho.

Ao completar esse período, então, passa a ter direito ao recebimento do valor das férias e ao descanso propriamente dito, que deverão ocorrer dentro dos próximos 12 meses.

Como funciona o pagamento de férias?

Conforme garantia da lei, o período de férias não causa prejuízo à remuneração. Aliás, melhor ainda: garante um adicional ao salário.

Ele é de 1/3 do valor correspondente ao período de férias. Veja como fica o cálculo.

Confira o cálculo das férias

O valor sempre é proporcional ao número de dias de férias. Portanto, quem dividir o gozo delas em 3 períodos receberá 3 pagamentos, sempre proporcionais ao período.

O pagamento de férias de quem tirar 30 dias será de 133% do salário. Basta multiplicar a remuneração de 1,33.

Por outro lado, quem tirar 15 dias de férias receberá 50% do salário e, sobre esse valor, o adicional de 33%.

Nesse exemplo, então, divida o salário por dois e multiplique o resultado por 1,33.

Como é o pagamento de férias na rescisão do contrato? Veja cálculo

Com exceção à rescisão por dispensa por justa causa, quando o trabalhador sai da empresa antes de completar o período de aquisição das férias ele tem direito a recebê-las.

O pagamento, então, é proporcional. Por exemplo, se ele trabalhou apenas 9 dos 12 meses, terá direito a 9/12 das férias.

Nesse caso, novamente se divide o salário por 12 e se multiplica pelo número de meses de trabalho (o aviso prévio também é contabilizado).

Depois, finaliza-se o cálculo das férias na rescisão multiplicando o resultado por 1,33, pois o adicional de 33% se aplica também.

Quando é o pagamento de férias?

Segundo a lei o pagamento do descanso anual deve acontecer em até 2 dias antes do início delas.

Ou seja, quem sair de férias na quarta-feira deve receber o valor do período na segunda.

Contudo, aqui é necessário cuidado. Diferentemente do salário, que é pago após a prestação de serviços, o pagamento de férias é feito antes de elas começarem.

Portanto, quando o trabalhador voltar de 1 mês delas não receberá um salário, uma vez que ele foi pago com antecedência. Portanto, é necessário controle financeiro.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça