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Pagamento por Pix – Grandes varejistas do Brasil, como por exemplo Magazine Luiza, Via e até Americanas, estão adotando o PIX como meio de pagamento, visando aproveitar os benefícios de sua agilidade, custo zero para o consumidor e taxas mais baixas em comparação com cartões de crédito, boletos e dinheiro em espécie.
Pagamento por Pix gera descontos
Essas empresas estão oferecendo descontos atrativos de 5% a 10% para pagamentos instantâneos e implementando estratégias de incentivo, incluindo campanhas promocionais específicas.
No caso do Magazine Luiza, o Pix já se tornou uma parte significativa das vendas online, representando um aumento de 11 pontos percentuais no primeiro trimestre deste ano.
Essa mudança estratégica tem ajudado as empresas a reduzir seus custos operacionais e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro.
De acordo com dados do Banco Central, o Pix já conta com a adesão de 128 milhões de brasileiros em todo o país.
O número de transações realizadas através desse meio de pagamento está em constante crescimento, atingindo um total de R$ 1,17 trilhão nos últimos 12 meses até abril.
Pix cresce mas cartão de crédito segue liderando
No cenário atual, o Pix tem se destacado como uma opção de pagamento cada vez mais popular no varejo brasileiro.
No entanto, as empresas de cartão de crédito afirmam que o setor não foi afetado, pois continua liderando as vendas tanto em lojas físicas quanto online.
Apesar disso, especialistas alertam que o cartão de crédito pode sofrer impacto devido aos descontos oferecidos nas transações via PIX.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ressalta que ainda há espaço para diferentes meios de pagamento e destaca as vantagens dos cartões.
Entre elas, está a possibilidade de contestar despesas e a segurança nas compras online, fatores que contribuem para a preferência dos consumidores.
Uma tendência que vem ganhando destaque é o pagamento por aproximação, que registrou um crescimento exponencial nos últimos três anos.
Esse método representa atualmente 44% das compras presenciais em março de 2023, demonstrando uma mudança no comportamento do consumidor.
Com informações do Estadão