Pagamento retroativo Caixa Tem referente ao PIS: como consultar se tenho a receber?

Pagamento retroativo Caixa Tem – Cerca de 2,7 milhões de trabalhadores com direito ao PIS não receberam o benefício na data marcada nos primeiros meses do calendário de 2023 e possuem dinheiro a receber através da poupança digital da Caixa.

O PIS é o abono salarial voltado para a classe dos trabalhadores com carteira assinada em empresas privadas, consistindo em um direito pago diretamente pelo governo federal, repassado por meio da Caixa Econômica Federal.

Em 2023, o cronograma de pagamentos é referente ao ano-base 2021 e começou em fevereiro, com uma ordem de pagamento mensal de acordo com o mês de aniversário de cada beneficiário.

O que é o pagamento retroativo no Caixa Tem referente a PIS?

O pagamento retroativo se refere aos trabalhadores que tinham direito ao PIS/Pasep em fevereiro ou março de 2023, mas não estavam inicialmente incluídos na lista de beneficiários por diferentes razões – seja por erro do sistema ou por falta de inscrição na Rais/eSocial, o que pôde ser corrigido pelo empregador.

De acordo com informações da Dataprev, aproximadamente 2,7 milhões de trabalhadores não constavam no calendário original de liberações de pagamento, mesmo com direito a receber.

Com a atualização do sistema do PIS, esse erro foi corrigido e começou a ser pago corretamente em abril.

Como consultar se tenho pagamento retroativo na minha conta do Caixa Tem?

Para quem não é correntista da Caixa, o repasse do abono salarial é feito diretamente para poupança digital criada pela própria CEF, o Caixa Tem, aberta automaticamente em nome do trabalhador beneficiário.

Sendo assim, para consultar se o pagamento retroativo é necessário ter o aplicativo Caixa Tem instalado em seu celular e fazer o acesso, inserindo CPF e a senha cadastrada.

Ao fazer o login em sua poupança digital, verifique no menu “extrato” se há algum valor referente a pagamento retroativo PIS.

Qual é o valor do pagamento retroativo Caixa Tem?

O valor retroativo varia entre R$ 110, para quem trabalhou por um mês em 2021, e R$ 1.320, para quem trabalhou por 12 meses com carteira assinada.

App grátis para anotar seus gastos financeiros e ter dicas de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de renda extra e ficar por dentro de direitos e benefícios que possui. 

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário