A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revelou iniciativa destinada a impulsionar o uso do cartão de crédito em pagamentos recorrentes, como mensalidades escolares, planos de saúde e aluguel.
Com o objetivo de aumentar o volume anual processado em até R$ 150 bilhões nos próximos três anos, uma série de diretrizes estratégicas foram apresentadas.
Atualmente, os pagamentos com cartão de crédito representam apenas uma fração dos gastos em diferentes setores.
Por exemplo, somente 1% dos gastos imobiliários, 17% dos gastos com educação e 10% dos gastos com saúde são realizados por meio de cartão de crédito.
As estratégias para estimular o uso dos cartões
Para incentivar o uso do cartão de crédito, a Associação estabeleceu princípios e recomendações técnicas que envolvem ajustes por parte de diversos atores da cadeia de pagamento. Incluindo bandeiras, adquirentes e emissores.
O entendimento é de que ao proporcionar uma experiência mais eficiente e segura para os consumidores que optam por esse tipo de pagamento, o resultado tenderá a ser um crescimento do uso dos cartões.
Segundo a Abecs, é fundamental aprimorar a comunicação e superar as barreiras técnicas e operacionais existentes, de modo a incentivar os estabelecimentos comerciais a adotarem os pagamentos recorrentes como forma de transação.
Ao aceitarem o cartão de crédito nesse modelo, os estabelecimentos podem desfrutar de benefícios como a redução da inadimplência e a previsibilidade de recebimentos.
Interesse dos comércios
As ações práticas abrangem desde a padronização de processos, perpassando pela adoção de tecnologias que facilitem a realização de pagamentos recorrentes, além, claro, da melhoria na comunicação entre os agentes envolvidos, conforme apontado antes.
Embora haja alguns desafios, como o prazo de 30 dias para recebimento, pesquisas indicam que os comércios demonstram interesse em adotar essa modalidade de pagamento.
Para tanto, entende-se que é necessário comunicar claramente os benefícios e as garantias oferecidos pelos cartões, além de superar barreiras culturais que possam existir.
A Abecs também está focada na expansão do pagamento via débito no e-commerce e está desenvolvendo uma carteira digital chamada “Click to Pay”.
Essa postura mais proativa da indústria de cartões demonstra a disposição em se adaptar às inovações do setor.