,

Pagar boleto Fies atrasado: 5 maneiras possíveis e descomplicadas de resolver

26/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como pagar boleto fies atrasado; veja passo a passo de 4 formas e consiga quitar seus débitos no financiamento estudantil.

Publicidade

Pagar boleto Fies atrasado – Quem possui um contrato de financiamento estudantil, o popular Fies, precisa saber como pagar boletos em atraso e possivelmente conseguir acesso a renegociações.

Deixar de pagar os boletos e apenas vê-los acumular, pode acarretar em algumas consequências negativas, como por exemplo, a inscrição do estudante em cadastros de inadimplentes, o que pode dificultar futuras negociações de crédito.

Quem pode ter Fies?

Fies é um financiamento do Governo Federal voltado para estudantes que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades de uma universidade privada.

É voltado especialmente para estudantes com participação no Enem, com renda familiar bruta de até três salários mínimos e estar matriculado em uma instituição de ensino superior privada.

O contrato consiste em um longo financiamento para amortizar o valor das mensalidades, dividindo em parcelas com valores consideravelmente menores, mas que requer pagamento regular das prestações.

Como pagar boleto Fies atrasado?

Os contratos com boleto em atraso podem ter a segunda via emitida através de 5 maneiras, que detalharemos em passo a passo abaixo.

Pelo site da Caixa Econômica Federal:

  • Acesse o site https://sifesweb.caixa.gov.br;
  • Caso ainda não tenha um cadastro, faça no próprio site. Após fazer, acesse a plataforma com suas credenciais;
  • No menu do site, procure pela opção “Contrato Fies” e clique nela;
  • Em seguida, clique em “Contrato” para acessar as informações sobre o seu contrato FIES;
  • Procure pela opção “Boleto(s) em aberto” e clique nela para visualizar os boletos disponíveis para pagamento.

No site do Banco do Brasil

  • Abra o site do Banco do Brasil. Vá no menu “Contas”, depois em “Todos os Serviços”;
  • Na sequência, escolha “2ª via de boleto de cobrança”;
  • A partir daí, clique em “Emita aqui 2ª via de boletos”;
  • Insira seus dados relacionados ao Fies no Banco do Brasil e faça a emissão do boleto em questão.

Pelo aplicativo do Fies:

  • Baixe e instale o aplicativo FIES em seu smartphone, caso ainda não o possua instalado;
  • Faça login na plataforma utilizando suas credenciais de cadastro;
  • No menu do aplicativo, busque a opção referente a “Boletos”;
  • Visualize os boletos em aberto disponíveis para pagamento e selecione o que deseja emitir.

Pelo telefone Alô Caixa

  • Entre em contato com o Alô Caixa pelo número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para demais regiões);
  • Selecione a opção 3 para prosseguir com atendimento relacionado ao FIES;
  • Em seguida, escolha a opção 4 para tratar de assuntos relacionados a boletos;
  • Siga as orientações fornecidas pelo atendente para obter o boleto desejado em seu e-mail.

Na agência da Caixa ou Banco do Brasil

  • Nesse caso, é necessário comparecer a uma agência de um dos dois bancos, no qual possuir contrato, e solicitar pela emissão de um ou mais boletos atrasados.

Leia também:Dívida FIES no Banco do Brasil: aprenda como consultar e renegociar o débito estudantil

Renegociar dívida

É fundamental estar atento aos prazos de pagamento e, caso ocorra algum imprevisto financeiro, buscar a renegociação o mais breve possível.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, pode oferecer alternativas para a renegociação dos boletos em atraso.

Por meio de programas específicos, é possível que os estudantes consigam ajustar os pagamentos e evitar consequências mais graves para o financiamento.

Buscar o diálogo com a instituição financeira e o FNDE, e estar atento aos prazos para evitar problemas futuros, são medidas importantes para garantir a continuidade do financiamento estudantil com tranquilidade.

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça