BPC entra como renda no Cadastro Único 2023? A renda familiar para fins de recebimento de benefícios assistenciais leva em consideração diferentes verbas.
Enquanto alguns tipos de rendimentos necessariamente entram para o cálculo, outros não o compõem. Saiba, no Guia do Ex-Negativado, quais entram em cada grupo e se você pode se beneficiar de auxílios sociais.
O BPC entra como renda no Cadastro Único 2023?
Não, não entra. É por isso que famílias em que um integrante seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada também pode receber Bolsa Família.
Tanto o valor do programa assistencial de distribuição de renda quanto o do BPC não compõem a renda familiar no CadÚnico.
Essa distinção é fundamental para que famílias que tenham um de seus membros beneficiário do BPC também possam receber o Bolsa Família, desde que atendam aos requisitos estabelecidos para cada programa.
A não inclusão do BPC na renda familiar no CadÚnico possibilita que mais famílias em situação de vulnerabilidade sejam assistidas e, desse modo, tenham acesso a ambos os benefícios.
O que contribui para a redução da desigualdade social.
Quais valores entram como renda no Cadastro Único 2023?
Como visto, o BPC não compõe o cálculo do rendimento familiar, bem como o Bolsa Família. Por outro lado, fazem parte dele os salários, rendimentos como autônomo e benefícios do INSS.
Dentre esses benefícios estão a pensão por morte, a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e outros tipos de pagamentos feitos pela Previdência Social.
Como saber qual é a minha renda no Cadastro Único 2023 e se posso receber o Bolsa Família?
Para isso, some todas as rendas da família, como salários e benefícios previdenciários, e deixe de fora valores que decorrem de programas como o Benefício de Prestação Continuada.
Em seguida, divida o resultado pelo número total de pessoas que reside no mesmo lar, independentemente se todos os indivíduos tenham renda ou não.
Assim, será possível obter a renda familiar per capita do Cadastro Único 2023. Caso ela seja de até R$ 218, a sua família poderá fazer parte do Bolsa Família.
Como saber se minha renda dá direito ao BPC?
A renda do Cadastro Único 2023 também é importante para receber o BPC.
Neste caso, o valor máximo per capita deve ser de R$ 660.
A conta ocorre nos mesmos moldes do cálculo do Bolsa Família.
Todavia, aqui também entram outras questões, tais como a composição da família e o pedido do benefício no Meu INSS.
Saiba mais: BPC Loas: quem tem direito? Veja se você cumpre os requisitos para receber o salário
Tire outras dúvidas sobre benefícios, direitos e oportunidades financeiras! Para isso, baixe o App do Guia e confira notícias e dicas de modo gratuito.