Pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? Veja o que fazer quando a grana está curta

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Uma das dúvidas que são recorrentes entre donos de cartão de crédito é sobre pagar o mínimo ou parcelar a fatura. Confira.

Publicidade

Pagar o mínimo ou parcelar a fatura – Uma das dúvidas que são recorrentes entre donos de cartão de crédito é sobre pagar o mínimo ou parcelar a fatura, em meses de dificuldade financeira.

O cartão de crédito é responsável por uma grande parcela dos endividados no Brasil e o motivo se dá justamente pelo “efeito bola de neve” que é provocado ao realizar mau uso dessa ferramenta de pagamentos.

Em casos de atraso na fatura ou por entender que não terá como realizar o pagamento completo no mês em questão, o que é melhor a fazer? Confira abaixo.

Pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura? Veja quando escolher cada uma

O educador financeiro e contador, Charlisson Campos, criador de conteúdo do canal Doutor Equilíbrio, fez um vídeo no qual explica os pontos positivos e os negativos de se realizar um parcelamento de fatura do cartão ou pagamento do mínimo do mês.

“Se você decide pagar o mínimo da sua fatura, significa dizer que você vai pagar 15% da sua fatura do cartão de crédito. Então, o restante dessa fatura vai ser financiado, vai correr juros sobre ela, que representa 85% da fatura. E aí, os juros rotativos vão incidir em cima do valor restante. Tenho que saber quais são os juros rotativos do meu cartão, caso eu prefira pagar o mínimo do cartão.

E quando você decide parcelar, você dá uma entrada obrigatória, que também representa 15%. E o restante vai incidir juros em cima, que são os demais 85% da fatura”.

Pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura? Saiba o que é melhor
Pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura? Saiba o que é melhor (Foto: Canva Pro)

 

Até aí, tudo parece ser exatamente igual. Mas não é bem assim, como continua explicando o especialista em finanças do canal Doutor Equilíbrio, com mais de 400 mil inscritos.

“As diferenças começam a surgir agora. Os juros do rotativo possuem o CET (Custo Efetivo Total), que são Juros + IOF + IOF mensal. Como exemplo, no banco Itaú os juros rotativos do pagamento mínimo é 17,13% ao mês. E no parcelamento, os juros sempre serão menores. Mas isso não significa dizer que é a melhor ideia, pois em algumas ocasiões é melhor pagar o mínimo

No caso dos juros do parcelamento, no banco Itaú o CET é de 14,07% ao mês. É melhor? Não exatamente”.

Então, qual opção escolher?

Quando se sabe que vai conseguir realizar o pagamento de 85% da fatura junto com a fatura completa do mês seguinte, então a melhor escolha é pagar o valor mínimo de 15% neste mês.

“Então, se eu decidir pagar o mínimo da minha fatura em setembro, quando chegar em outubro eu vou pagar o restante mais os juros rotativos de 17,13%, além do pagamento da fatura de outubro. Essa é a opção para quem sabe que vai ter condições de quitar no mês seguinte todo o valor”.

Já para quem sabe que não terá condições de pagar a fatura atual completa nem neste e nem no próximo mês, então o parcelamento é a escolha mais adequada.

“Já no parcelamento, você vai pegar o restante (85%) da fatura e vai parcelar. Por exemplo, em 10x. Nesse caso, você vai pagar no mês seguinte a fatura + o parcelamento mensal. Então, se você entender que no mês seguinte não vai ter como pagar a o restante + os juros do rotativo, então o parcelamento é a melhor hipótese. Parcelamento é ideal quando nos meses seguintes se entende que não vai ter condições de pagar toda a fatura”.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça