Ticket alimentação é descontado do salário? Fique atento e saiba como funciona o pagamento

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O ticket alimentação é tradicionalmente pago para os trabalhadores formais. Mas ele pode ter desconto no salário? De quanto? Confira aqui!

Publicidade

O ticket alimentação é pago para a grande maioria de trabalhadores formais brasileiros. Contudo, muitas vezes os empregados se deparam com descontos na folha de pagamento, relacionados a ele. Veja se isso é correto, hoje, 21/09, no Guia do Ex-Negativado.

O que é ticket alimentação?

Ele corresponde ao “vale alimentação” ou ao “vale refeição”, que são benefícios tradicionais trabalhistas pagos aos empregados formais brasileiros.

O valor se volta à alimentação do trabalhador e considera ao número de dias pelos quais ele presta serviços mensalmente. Assim, geralmente há e estipulação de X reais para 1 dia de trabalho.

O empregador pode descontar valor do ticket alimentação do salário?

A resposta é sim. Segundo a lei, os empregadores podem descontar parte do valor referente ao vale alimentação do salário do trabalhador.

Isso ocorre justamente para que o valor da parcela não incorpore o salário, caso em que o valor do ticket alimentação refletiria sobre outras parcelas, como:

  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • Recolhimentos de FGTS;
  • 13° salário;
  • Férias, etc.

O desconto salarial que decorre da concessão de vale alimentação faz com que ele seja uma parcela indenizatória, e não salarial.

Ticket alimentação
Ticket alimentação é descontado do salário? – Foto: Canva

Quanto pode ser descontado no salário para fins de vale alimentação?

A lei permite que as empresas descontem até 20% do valor do salário contratual do empregado para fins de concessão de ticket alimentação.

Portanto, alguém cujo salário contratual (anotado na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS) seja de um salário-mínimo (R$ 1.212) poderá sofrer descontos de até R$ 242,40.

Quando não é possível que haja descontos referentes ao vale alimentação do salário?

O desconto não é possível em algumas situações, contudo. Por exemplo, a lei o coíbe quando o ticket alimentação tiver previsão no contrato de trabalho.

Afinal, nesse caso o pagamento ocorre justamente porque tem previsão contratual e, assim, possui natureza salarial e não indenizatória.

Em outras palavras, o vale alimentação, nessa hipótese, é utilizado como um benefício, um bônus para atrair o trabalhador. Portanto, nesse caso o desconto é proibido.

Do mesmo modo, caso o benefício tenha previsão na Convenção Coletiva de Trabalho (CTT) da categoria, também não poderá justificar descontos salariais.

Onde o trabalhador pode usar o ticket alimentação?

De acordo com a lei esse valor – geralmente pago em cartão específico – pode ser utilizado para comprar refeições em locais como restaurantes e lanchonetes ou, então, para a compra de gêneros alimentícios em supermercados, mercearias e afins.

Sodexo Alimentação e Refeição: veja como consultar saldo e se é possível saque em dinheiro

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça