Peça seu auxílio-doença sem perícia no INSS sem sair de casa; veja como fazer e confira regras

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda como funciona o auxílio-doença sem perícia no INSS, suas regras, e como requerer o benefício sem sair de casa.

Publicidade

Atualmente é possível obter o auxílio-doença sem perícia no INSS. Conheça hoje, 19 de setembro, como pedir sem sair de casa. Também, aproveite e confira no Guia do Ex-Negativado as regras para obter o benefício nesses moldes.

Como pedir o auxílio-doença sem perícia no INSS?

O pedido é feito dentro do aplicativo ou portal Meu INSS. Ele requer poucos minutos.

Auxílio-doença sem perícia no INSS
Passo a passo do auxílio-doença sem perícia – Foto: Canva

 

Veja o passo a passo e, na sequência, os documentos e dados necessários:

  • Faça login com CPF e senha (ou faça um cadastro, caso ainda não tenha);
  • Logo depois, clique em “Agendar Perícia” > “Perícia Inicial” > “Selecionar”;
  • Então, na tela aparecerá a seguinte pergunta: “Você possui documentos médicos?”. Para pedir o auxílio-doença sem perícia no INSS, clique em “Sim” > “Continuar”;
  • Leia a mensagem em tela, clique em “Avançar” e, na tela seguinte, preencha suas informações e anexe os documentos médicos, que devem estar no formato PDF;
  • Por fim, leia as informações em tela, continue e finalize o pedido.

Documentos e informações para obter auxílio-doença

Quem quiser pedir o auxílio-doença sem perícia no INSS deve ter documentos médicos (como atestados e laudos) com as seguintes informações:

  • Nome completo do segurado do INSS (solicitante do benefício);
  • Data inicial do afastamento médico das atividades de trabalho;
  • Prazo necessário para recuperação e tratamentos;
  • Nome, assinatura e carimbo do CRM do médico;
  • CID (Classificação Internacional de Doenças) do motivo de afastamento.

Quem pode solicitar o auxílio-doença?

Podem pedir o auxílio-doença com ou sem perícia do INSS os trabalhadores e segurados que preencham os seguintes requisitos:

  • Contribuição mínima de 12 meses ao INSS;
  • Estar empregado ou estar no período de graça (12 meses após a suspensão de contribuições ao INSS);
  • Ter afastamento médico das atividades de trabalho por tempo superior a 15 dias.

Aliás, saiba que independentemente da realização de perícia os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pela empresa. Ou seja, durante o período inicial não há prejuízo ao salário.

Regras do auxílio-doença sem perícia no INSS

Além de preencher os requisitos do auxílio-doença, ao requerer o benefício sem passar por perícia o trabalhador deve ter em mente que essa modalidade possui outras regras especiais.

Por exemplo, somente pode pedir o auxílio nessa modalidade quem estiver em localidade cuja perícia exija mais de 30 dias de espera para passar por perícia médica.

Mas não é só isso! Ao solicitar o auxílio-doença sem perícia no INSS, não será possível pedir prorrogação do benefício na mesma modalidade. Além disso, um novo pedido exigirá uma perícia e somente pode ocorrer após 30 dias do término do último auxílio.

Entenda mais o auxílio-doença sem perícia; agora em vídeo:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça