Pegar empréstimo para pagar dívida vale a pena? Veja isso e tome uma decisão correta

Empréstimo para pagar dívida – Uma das grandes dúvidas do mercado financeiro é se vale a pena pegar um empréstimo para pagar uma dívida. Em quais situações seria uma boa opção? É o que vamos ver neste post do Guia do Ex-Negativado. Confira em detalhes!

As dívidas costumam ser um motivo de grande preocupação para qualquer pessoa, pois é um problema que a cada dia que passa se torna ainda maior e mais perigoso para o consumidor.

Além do mais, a inadimplência no Brasil é uma realidade e vem batendo recordes a cada mês. Segundo dados da Serasa Experian, está havendo crescimento no número de inadimplentes há nove meses seguidos, com 68,39 milhões de pessoas com nome sujo neste momento.

Dessa forma, muitos pensam em pedir o empréstimo que ainda possuem direito no banco para pagar dívidas.

Pegar empréstimo para pagar dívida é uma boa ideia?

Depende. Não há uma resposta conclusiva para essa pergunta, pois os principais fatores são variáveis, como conhecer bem o seu orçamento para os meses seguintes e avaliar de maneira cuidadosa a proposta oferecida pelo banco.

Porém, em muitos casos pode ser, sim, uma solução, caso se torne mais vantajoso pagar o empréstimo do que arcar com a dívida original mês a mês. Confira o que deve levar em consideração:

Juros do empréstimo menor do que os da dívida

O primeiro ponto a levar em conta é se os juros do empréstimo serão menores do que aqueles que atualmente são cobrados em sua dívida original.

Nesse caso, estaria trocando uma dívida por outra com juros menores.

Por exemplo, o crédito rotativo do cartão cobra mais de 329% de juros por ano. Nenhuma modalidade de empréstimo chega sequer perto dessa taxa. Então, seria uma boa saída.

Pegar empréstimo para pagar dívida vale a pena? Entenda os casos
Pegar empréstimo para pagar dívida vale a pena? Entenda os casos (Foto: Canva Pro)

Precisa tirar o nome da restrição na Serasa com urgência

Outra situação na qual seria recomendável pedir um empréstimo para quitar uma dívida é para o caso de precisar tirar com urgência seu nome da lista de negativados da Serasa.

Ter o nome listado como sujo em órgãos de proteção ao crédito atrapalha a vida financeira de qualquer pessoa. Ao pegar um empréstimo e pagar o débito que negativou seu CPF, aliviará a situação.

Desconto para quitar a dívida à vista

Também é possível pedir um desconto ao credor para a quitação da dívida à vista.

Assim, o empréstimo seria suficiente para quitação da dívida de uma vez só, acabando com o problema maior. Porém, será necessário manter a atenção quanto às parcelas.

Reduzir o tempo de endividamento

Por fim, se uma dívida for durar 24 meses e seja possível pedir um empréstimo de 12 meses, seria ideal, portanto, para pagar o empréstimo à vista, possivelmente até com desconto, e ficar com um débito por menos tempo.

Deixe um comentário