Pensão militar para esposa é vitalícia? Quem casar de novo perde a pensão? Entenda tudo

21/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira quando a pensão militar para esposa é vitalícia e quais são os motivos que podem levar à perda do benefício pela cônjuge.

Publicidade

A pensão militar para esposa é vitalícia? Os benefícios previdenciários militares funcionam de modo diferente aos dos demais trabalhadores. Apesar disso, eles também garantem pensão aos seus dependentes financeiros, como cônjuge e filhos.

Ainda que alguns beneficiários militares se assemelhem aos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as normas de pagamento variam, o que impacta na vitaliciedade do pagamento.

Confira, no Guia do Ex-Negativado, como funciona o benefício para dependentes financeiros de militar falecido. Também, veja em que hipóteses eles perdem o direito à pensão por morte.

A pensão militar para esposa é vitalícia?

Sim, é. Por isso, a cônjuge de militar que faleceu pode garantir o benefício pelo restante de sua vida. Aliás, diferentemente do que acontece na pensão que se destina ao RGPS, a esposa de militar não precisa comprovar uma idade mínima, mas apenas a demonstrar a existência de vínculo conjugal.

Quando a pensão militar para esposa não é vitalícia?

Ainda que a regra que se aplica nos benefícios previdenciários militares garanta à cônjuge a pensão pela vida toda, existem algumas situações que podem levar à perda do auxílio mensal. São elas:

  • Destituição do poder familiar (em relação às quotas dos filhos de até 21 anos ou 24 anos se universitários);
  • Renúncia expressa ao benefício;
  • Condenação por crime doloso (quando há a intenção) que leve à morte do militar ou;
  • Anulação do matrimônio com o militar falecido.

Portanto, veja que a idade – que leva à perda da condição de pensionistas militares dos filhos – não afeta os cônjuges, de modo que a pensão militar para esposa é vitalícia.

Quem casar de novo perde a pensão militar?

Não. Quem firma um novo matrimônio ou união estável após a viuvez de militar não perderá o benefício mensal. Ou seja, a pensão militar para esposa continua sendo vitalícia mesmo nesta situação.

Conheça mais sobre benefícios previdenciários do RGPS e militares: acesse o App do Guia e fique por dentro de direitos, auxílios e dicas financeiras.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça