Ponto digital biométrico: o que diz a lei trabalhista sobre o controle de ponto do trabalhador

18/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O ponto digital biométrico é uma das alternativas para fazer a marcação de horas. Veja como funciona e o que diz a lei.

Publicidade

O ponto digital biométrico é uma das opções que as empresas têm para fazer o controle de jornada de seus colaboradores. Ele, então, permite a marcação de entradas e saídas, bem como de intervalos.

Mas o que diz a lei sobre ele? Quais são os atributos que este tipo de controle de jornada precisa ter? Descubra tudo isso hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é ponto digital biométrico?

Esse é o sistema de controle de ponto cuja marcação é feita com biometria da digital, reconhecimento de voz ou leitura facial. Portanto, dispensa crachás, senhas e afins.

Este é um dos tipos mais modernos de controle de ponto. Afinal, as informações colhidas são guardadas em sistema de nuvem. Além disso, impede fraudes com marcação de ponto por outras pessoas.

O que diz a lei sobre o ponto digital biométrico?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê a possibilidade de que a marcação de jornada ocorra por registro manual, mecânico ou eletrônico.

Já a Portaria 671/2021 prevê a possibilidade de uso de uma série de tipos de marcadores, dos mais tradicionais aos mais modernos. Entretanto, não cita o biométrico de forma expressa.

Apesar disso, entende-se que o ponto digital biométrico é permitido por lei. Para que ele possa ser utilizado, contudo, precisa preencher algumas regras. Conheça quais são.

Ausência de restrição de marcações

Primeiramente, para que o controle de ponto esteja de acordo com a lei ele não pode impor restrições às marcações. Por exemplo, não pode impedir a indicação de prestação de horas extras.

Sem marcação automática

Além disso, para que as marcações do ponto digital biométrico sejam válidas, elas não podem permitir a marcação automática. Ou seja, em horários pré-estabelecidos e que não representam a real jornada do trabalhador.

Veja também: Como funciona o banco de horas

Sem exigência de autorização para labor extraordinário

Ainda, saiba que o controle de ponto não pode impor a necessidade de autorização para que o colaborador possa marcar suas horas extras.

As marcações devem ser livres e feitas de acordo com a realidade dos fatos. Isto é, conforme o horário que o colaborador realmente cumpriu.

Ausência de manipulação

Outra regra para que o ponto digital biométrico tenha validade é que ele impeça manipulações às marcações já feitas. Em caso contrário, trata-se de fraude.

Armazenamento de dados

Por fim, para que o ponto digital biométrico seja correto ele deve fazer o armazenamento de dados. Eles ficam à disposição do Ministério do Trabalho para eventuais fiscalizações.

Portanto, caso o sistema de controle de ponto preencha todos esses requisitos, suas marcações serão válidas.

Receba notícias do Guia do Ex-Negativado no seu Telegram ou Whatsapp e fique por dentro de tudo!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso Telegram!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?