Portal Emprega Brasil: saiba como usar para encontrar vagas de emprego

O Portal Emprega Brasil é uma plataforma oficial criada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, através do site do Governo Federal, com o intuito de auxiliar trabalhadores que estão em busca de vagas de emprego, como também à procura de benefícios e dos seus direitos trabalhistas.

A plataforma permite não só encontrar ofertas de emprego com base no seu perfil profissional, mas também visualizar se existem benefícios disponíveis para o seu CPF. Todas as informações em um só lugar.

Contudo, o primeiro acesso ainda costuma deixar alguns trabalhadores com dúvidas sobre qual é o processo necessário para conseguir encontrar as vagas de emprego que podem estar abertas para o seu perfil. É o que explicaremos abaixo.

Entenda como usar o Portal Emprego Brasil para encontrar vagas de trabalho

  • O primeiro passo para acessar a plataforma é por meio do seguinte endereço: mte.gov.br. É a única página criada pelo Ministério do Trabalho quanto a esse tema, hospedado no site gov.br, que é do Governo Federal.
  • Ao realizar acesso ao endereço destacado acima, são mostradas opções em um menu na parte lateral da página;
  • Procure por “Vagas de Emprego” e clique nela;
  • No passo seguinte, a plataforma pedirá que você faça o seu login gov.br, que é com CPF e a senha cadastrada. Caso ainda não possua cadastro na plataforma do Governo, é necessário realizar;
  • Com login feito, será aberta a página mostrada na foto em destaque acima;
  • Preencha o seu perfil, com suas informações pessoais, acadêmicas e profissionais;
  • A partir daí, a plataforma já possuirá seu perfil para vinculá-lo a possíveis vagas de trabalho que se encaixem;
  • Clique em “Busca de Emprego”. Nessa página, serão mostradas as vagas que estão disponíveis para seu perfil profissional e em sua localidade.

Todo o processo é totalmente gratuito, por se tratar de uma plataforma gerida por um órgão público, sem mensalidade ou cobrança para saber mais sobre determinada empresa.

portal emprega brasil
Portal Emprega Brasil: como usar para encontrar vagas de emprego (Foto: Canva Pro)

O que dá para fazer no portal?

A plataforma também permite que os trabalhadores tenham acesso a informações sobre benefícios como TAC – Taxista, Seguro-Desemprego pela Internet, Abono Salarial e Benefício Emergencial.

Caso seu CPF esteja integrado a um dos benefícios listados, será mostrado na plataforma, bem como a forma de receber o dinheiro disponível.

Outro destaque está na Carteira de Trabalho Digital, que é criada mesmo para quem nunca tiver feito uma CTPS em formato físico.

Quais vagas posso encontrar no Portal Emprega Brasil?

A maior parte das vagas de trabalho oferecidas na plataforma são para níveis júnior e operacionais, mas também com exceções.

Entretanto, o mais comum é que sejam encontradas vagas para cargos como auxiliar de serviços gerais, assistente técnico, auxiliar administrativo, vendedor e controlador de estoque.

8 ideias de RENDA EXTRA trabalhando em HOME OFFICE!!!

Deixe um comentário