Risco de calote da Light: menos de uma semana para pagar R$ 400 milhões

Calote da Light? – Em meio a um cenário econômico de calote por parte de algumas empresas, os detentores de debêntures já se preparam para um possível default da Light. Isso porque a empresa precisa pagar cerca de R$ 400 milhões em juros e amortizações até o próximo dia 15. Todavia, a Light já sinalizou que pode atrasar quanto aos valores, o que levou as debêntures a desabar.

Presidente da Distribuidora renúncia ao cargo

O cenário na Light já apontava certa complicação, desde Octavio Pereira Lopes anunciou que renunciou ao cargo de presidente da distribuidora e da geradora.

No anúncio, ele também disse que permanecerá como presidente da holding, que é responsável do controle das duas empresas. Assim, Thiado Freire Guth entra na distribuidora e Alexandre Ferreira na geradora.

Isso já foi o suficiente par que muitos detentores de debêntures ficassem inquietos, porém, não foi apenas isso. Circula no mercado a hipótese de que em breve a Light entre com pedido de “tutela de urgência cautelar” em nome da holding. Essa seria uma medida bastante similar à que as Americanas recorreu para suspender a cobrança de dívidas.

Aqui, cabe ressaltar que a própria concessionária não possuiria o poder de entrar com um pedido de recuperação judicial. Em vista disso, a holding poderia entrar com esse processo. Nesse contexto, as debêntures da Light começaram a ser negociadas, na quarta-feira, dia 5, num valor que é 30% a menos do valor da face.

As negociações

Fontes do Valor Econômico afirmaram que a Light se reuniu com debenturistas para discutir a situação. Nessa ocasião, a companhia afirmou preferir que os valores não fossem pagos nesse momento tendo em vista a permanência do valor em caixa. Porém, a notícia não foi recebida com muita ênfase pelas debenturistas.

Enquanto isso, a companhia também anunciou a tentativa de negociar um “standstill” para suspender temporariamente o pagamento das dívidas por 60 dias. No entanto, dado o tempo que resta até o pagamento, as chances desse acordo dar certo são mínimas. Seria necessário mais do que sete dias para que toda a tramitação da negociação acontecesse.

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Deixe um comentário