Ex-camelô aprende sobre precificação e leva loja de moda a faturar milhões

Precificação – Marcos Martins, um ex-camelô que antes percorria as movimentadas ruas do bairro do Brás, em São Paulo, conseguiu transformar sua modesta carreira de vendedor ambulante em uma notável história de sucesso empresarial.

Inicialmente, Marcos ingressou no mundo dos negócios vendendo camisetas nas calçadas da cidade, mas com a visão de expandir seus horizontes e aumentar seus lucros, ele decidiu empreender de maneira mais ambiciosa, buscando parcerias diretas com confecções famosas.

E não apenas isso, ele resolveu estudar mais sobre precificação e, a partir daí, seu negócio decolou.

A jornada empreendedora do ex-camelô e a importância de entender mais sobre precificação

Sua jornada empreendedora começou nas movimentadas ruas do Brás, onde Marcos se destacava pela sua determinação e abordagem amigável para atrair clientes.

No entanto, ele percebeu que para alcançar um crescimento sustentável nos negócios, precisava dar um passo adiante.

Foi então que, junto com sua esposa, Vivian Martins, Marcos deu vida à “Lamar Moda Feminina” em 2014.

No entanto, como é comum em muitos negócios, enfrentaram dificuldades ao longo do caminho e, em 2017, a empresa declarou falência devido a problemas de gestão.

Determinado a não desistir de seu sonho, Marcos investiu tempo e esforço em capacitação, aprendendo, especialmente, sobre precificação.

E ao precificar suas peças corretamente, aprimorou suas habilidades em administração de negócios.

Empresa faturou R$ 7 milhões ano passado

Hoje, seu negócio (Lamar Moda Feminina) oferece uma ampla variedade de roupas femininas, que incluem não apenas camisetas, mas também blusas, vestidos, calças, macacões, casacos e jaquetas.

A empresa atende tanto a consumidores finais quanto a pequenos varejistas.

Após superar uma dívida de R$ 1 milhão, Marcos decidiu focar seus esforços na venda por atacado, fornecendo suas peças para pequenos lojistas.

No entanto, foi durante a pandemia que a empresa deu um salto significativo em seu modelo de negócios.

Adaptando-se às novas realidades do comércio, a Lamar Moda Feminina direcionou grande parte de seus esforços para o comércio online, que hoje representa uma impressionante parcela de 90% de seu faturamento.

Em 2022, a empresa atingiu um marco notável, alcançando um faturamento de R$ 7 milhões, marcando a resiliência e a capacidade de adaptação de Marcos Martins e de sua equipe, diante dos desafios que o mercado impôs.

A história do empreendedor foi contada no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.

10 Dicas para precificação de um produto ou serviço

A precificação é uma parte importante da estratégia de negócios e pode exigir ajustes ao longo do tempo à medida que seu negócio evolui e o mercado muda.

  1. Liste todos os custos envolvidos na produção ou na oferta do serviço, incluindo materiais, mão de obra, despesas gerais e impostos.
  2. Determine a margem de lucro que deseja obter. Isso é importante para garantir que você tenha um retorno adequado sobre o investimento.
  3. Verifique como os concorrentes precificam produtos ou serviços semelhantes. Isso pode lhe dar uma ideia do preço médio de mercado.
  4. Avalie como a demanda pelo seu produto ou serviço é afetada pelo preço. Se a demanda (pessoas interessadas) é sensível ao preço, seja cauteloso ao definir preços muito altos.
  5. Seja competitivo, mas não necessariamente o mais barato. O valor percebido pelos clientes também desempenha um papel importante.
  6. Se possível, crie diferentes pacotes ou versões do seu produto ou serviço a diferentes preços para atrair diversos tipos de clientes.
  7. Monitore regularmente seus preços e faça ajustes conforme necessário. Esteja atento às mudanças no mercado.
  8. Experimente diferentes estratégias de precificação, como promoções, descontos sazonais ou preços psicológicos, para ver o que funciona melhor.
  9. Ouça o que os clientes dizem sobre seus preços. Isso pode fornecer ideias valiosas sobre como melhorar sua estratégia de precificação.
  10. Lembre-se de que a meta principal é obter lucro, portanto, certifique-se de que seus preços cubram todos os custos e ainda gerem margem de lucro.

E se você quiser entender mais sobre precificação, o Sebrae tem curso online grátis que pode lhe ajudar. É só clicar aqui.

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