Call us now:
Você sabe quais documentos precisa para fazer o Bolsa Família em 2023? O cadastro para receber o benefício social vem sendo cada vez mais procurado pelos cidadãos e explicaremos em detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.
Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do governo federal, que em março de 2023 voltou a ter essa nomenclatura após um ano e meio sendo chamado de Auxílio Brasil.
Com o retorno ao nome antigo, novas regras e valores também foram anunciados pelo governo Lula (PT), o que acaba por levantar dúvidas e a curiosidade de quem ainda não está inscrito, mas deseja tentar o cadastro.
Afinal, quais documentos precisa para fazer o Bolsa Família?
Antes de mais nada, estar cadastrado no CadÚnico é o critério básico para ter sua inscrição analisada pelo Ministério do Desenvolvimento, responsável por gerir Bolsa Família.
Sendo assim, o que se precisa saber é justamente o que precisa para se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal. São os seguintes documentos:
- CPF ou Título de Eleitor para o responsável pela Família (RF); e
- Um documento de identificação para todos os demais membros da família que residam na mesma residência.
A partir do início do cadastramento em uma CRAS, o representante da família passará por uma entrevista com assistente social, para que as informações sejam registradas, incluindo a comprovação de renda e um comprovante de residência atual.
Com Cadastro Único já recebo o Bolsa Família?
Com a inscrição no CadÚnico realizada, o responsável pela família recebe um Número de Identificação Social (NIS) e não será necessário mais nenhum tipo de documento e nenhuma outra ação.
Ao estar inscrito no programa de cadastramento do governo federal, a família em questão só precisa aguardar que o Ministério do Desenvolvimento defina seu cadastro como apto para receber o Bolsa Família.
Quem pode se inscrever no CadÚnico e no Bolsa Família?
Podem se inscrever no CadÚnico qualquer pessoa com renda mensal de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos.
Já para ser aprovada no Bolsa Família, a família deve atender o critério de renda familiar mensal de no máximo R$ 218 por pessoa.
App para te ajudar a cuidar de suas finanças pessoais e encontrar chances de renda extra
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!