Call us now:
Qual a média salarial para receber o PIS? – O governo federal finalizou mais uma etapa de pagamentos do abono salarial PIS/PASEP na última segunda-feira, 17 de julho, mas o benefício costuma deixar diversas dúvidas no ar.
Um dos motivos dos questionamentos se dá pela confusão no calendário, já que o abono salarial não foi pago em 2021, por justificativa de crise econômica por parte do governo Bolsonaro (PL). A partir daí, o benefício ficou atrasado em um ano.
Em 2023, por exemplo, estão sendo pagos os trabalhadores de acordo com o calendário do ano-base 2021. E qual a média salarial para receber o PIS? É sobre isso que trataremos neste post do Guia do Ex-Negativado.
Quem pode receber PIS e a média salarial dos trabalhadores
O PIS é como é chamado o abono salarial voltado para a iniciativa privada. Isto é, só recebem os trabalhadores com carteira assinada, desde que também cumpram os requisitos dispostos na lei.
Por exemplo, um dos critérios é estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
Também é preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no calendário específico que está sendo pago e com o nome registrado na RAIS pelo empregador.
Qual a média salarial para receber o PIS
Um questionamento comum é sobre a média salarial dos trabalhadores que possuem direito ao benefício.
É obrigatório ter recebido remuneração de até dois salários mínimos para ter direito ao PIS no calendário atual.
Por dois salários mínimos, é respeitado o valor vigente atual, que no caso daria a quantia de R$ 2.640 como remuneração máxima permitida para receber o abono salarial.
Qualquer salário abaixo desse valor terá direito ao PIS, desde que também cumpra os requisitos que foram listados acima.
O cumprimento de todos eles são obrigatórios para acessar o benefício.
Qualquer um critério descumprido já exclui o trabalhador.
Leia também:PIS ano-base 2022: Onde receber o abono salarial? Já tem data? Tudo que precisa saber
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.