Qual é o prazo para pagamento da rescisão? Atraso resulta em multa

11/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda como funciona o prazo para pagamento de rescisão, como é a contagem dele e veja o que acontece em caso de atraso.

Publicidade

A lei estabelece um prazo para o pagamento da rescisão após a finalização do contrato de emprego. Por isso, o trabalhador sabe desde logo até quando receberá os valores rescisórios aos quais tem direito.

Caso o prazo não seja devidamente respeitado, o trabalhador passa a ter direito a uma parcela adicional. Ela decorre do pagamento de uma multa pelo empregador.

Por isso, é importante ficar atento ao calendário e aos prazos para depósito das verbas.

Confira quais são eles, quando inicia sua contagem e como funciona a multa pra casos de atrasos.

Leia também:

Qual é o prazo para pagamento da rescisão?

A lei estabelece o prazo para quitação das verbas rescisórias. A previsão está no artigo 477 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que prevê:

§ 6o A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.

Desse modo, o prazo para a liberação dos valores decorrentes da rescisão é de 10 dias.

Como é a contagem do prazo para pagamento da rescisão?

O prazo para liberação das verbas de rescisão é de 10 dias corridos.

Assim, ele inicia a contagem a partir do primeiro dia após o comunicado de dispensa ou o pedido de demissão. Contabiliza tanto dias úteis quanto não úteis, de modo que inclui domingos e feriados.

Um ponto importante corresponde ao que se considera como “término do contrato”. O conceito depende da prestação de aviso prévio ou não.

Caso haja o período, o prazo conta somente após seu término e a suspensão do contrato de trabalho.

Por outro lado, quando não há aviso prévio o prazo para pagamento da rescisão do contrato inicia no primeiro dia após a assinatura do termo de término do contrato.

O que acontece se o pagamento das verbas rescisórias atrasar?

A lei estabelece que o atraso no pagamento das verbas da rescisão gera ao trabalhador o direito de receber uma multa, que cabe ao empregador.

O valor da multa corresponde ao salário mensal do trabalhador. Portanto, nesta hipótese o trabalhador recebe uma remuneração extra.

Quais são as verbas rescisórias?

As verbas variam de acordo com o tipo de rescisão. Desse modo, não são as mesmas para os diferentes formatos de término da relação de contrato.

Confira quais são em cada situação:

  • Pedido de demissão: saldo de salário, 13° proporcional, férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3;
  • Dispensa sem justa causa: saldo de salário, aviso prévio, 13° proporcional, férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3, liberação do FGTS com adicional de 40% e guias de seguro-desemprego;
  • Dispensa por justa causa: saldo de salário e férias vencidas com adicional de 1/3, caso existam;
  • Acordo de rescisão: saldo de salário, 1/2 aviso prévio, férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3, 13° proporcional, 80% do FGTS + multa de 20%.

Independentemente da forma da rescisão, o prazo para pagamento das verbas rescisórias sempre será de 10 dias corridos.

Veja agora:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa