,

Qual o valor do aviso prévio indenizado? Ele conta para INSS e FGTS? Entenda tudo

06/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra como calcular e qual é o valor do aviso prévio indenizado na dispensa sem justa causa e no acordo de rescisão de contrato.

Publicidade

Qual o valor do aviso prévio indenizado? Esta é uma das verbas rescisórias que podem fazer parte do fim do contrato de trabalho. Ele se aplica quando o empregador, na rescisão sem justa causa ou no acordo, dispensa o trabalhador de cumprir o período.

Confira, no Guia do Ex-Negativado, como é o cálculo do período e qual é o valor que o trabalhador recebe neste caso. Desse modo, fique por dentro de como funcionam as verbas rescisórias do contrato de trabalho.

Qual é o valor do aviso prévio indenizado?

A resposta varia de acordo com o tempo de vínculo de emprego com o empregador, com o salário que o trabalhador recebia e com a forma de dispensa.

Afinal, o valor é proporcional ao salário e à duração do aviso prévio. Esta, por sua vez, depende do tempo que o contrato de trabalho entre as partes durou.

Tempo de aviso prévio

Segundo a lei, o aviso prévio é de 30 dias para trabalhadores cujo vínculo de emprego tem menos de 12 meses. A partir de um ano de contrato, há a soma de 3 dias no período.

E isso acontece para cada ano a mais que o contrato durar. Por exemplo, quem tem um contrato de trabalho de 5 anos tem direito ao aviso prévio, indenizado ou trabalhado, de 45 dias.

Ainda de acordo com a lei, o tempo máximo do aviso prévio será de 90 dias. Portanto, a partir de 20 anos de contrato de trabalho o período será sempre de 90 dias e não aumenta mais.

Valor do aviso prévio indenizado e a forma de rescisão

Além do tempo de vínculo de emprego, outra questão que afeta a duração do aviso prévio se refere à forma de rescisão. Na dispensa sem justa causa o período é integral. Contudo, no acordo entre as partes funciona de modo diverso.

Quando os trabalhadores fazem acordo de rescisão com os empregadores, também abrem mão de metade do aviso prévio. Neste caso, ele sempre é indenizado (e não trabalhado).

Assim, um trabalhador que prestou serviços por 10 anos tem direito a 60 dias de valor de aviso prévio na dispensa sem justa causa, mas apenas a 30 dias no acordo de dispensa.

Valor do salário

Por fim, o valor da remuneração mensal do trabalhador é a base de cálculo do aviso prévio. Neste caso, se o trabalhador tiver 10 anos de contrato e sofrer dispensa sem justa causa, receberá 2 salários mensais para fins do período de aviso (60 dias).

Por outro lado, se fez acordo de dispensa nestas mesmas condições, o valor do aviso prévio será de um salário, pois o período terá duração de apenas 30 dias.

Aviso prévio indenizado conta para fins de anotação na carteira, INSS e FGTS

Por fim, saiba que mesmo quando o aviso prévio é indenizado a sua duração é considerada para fins de duração do contrato de trabalho. Assim, mesmo quando não há trabalho no período, o seu último dia é que será anotado na carteira de trabalho como fim do vínculo.

Portanto, no período do aviso prévio com indenização e sem trabalho, o empregador também deverá fazer a contribuição ao INSS e o recolhimento de Fundo de Garantia (FGTS).

Quer saber mais sobre verbas rescisórias e como elas funcionam? Então não deixe de conhecer o App do Guia! Ele é o canal completo com informações sobre direitos, benefícios e oportunidades financeiras. Confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça