Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia? Existem regras para o início e a para o fim

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quando o filho perde o direito à pensão alimentícia e o que o pagador deve fazer nestes cenários para suspender o pagamento.

Publicidade

Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia? O pagamento de alimentos segue uma série de regras tanto para seu início quanto para a finalização. O benefício, além disso, pode ter sua finalização antecipada a depender do caso.

Por isso, tanto o pagador quanto o pensionista devem ficar atentos quanto às situações que podem levar à suspensão do benefício. Veja quais são as situações e como funciona hoje, no Guia do Ex-Negativado.

Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia?

A princípio, o pagamento da pensão alimentícia deve ser mantido até que o filho faça 18 anos de idade. Todavia, caso ele seja estudante, a concessão dela se mantém até os 24 anos de idade ou a graduação, o que vier antes.

Neste caso, é válida a matrícula em cursos como ensino fundamental e médio, faculdade, curso técnico e, também, cursos preparatórios para o vestibular.

Outras situações em que o filho perde o direito à pensão alimentícia

Além da questão etária, existem outras situações em que o filho pode perder o direito à pensão. Ou seja, que podem antecipar a suspensão de pagamentos do benefício parental.

Crime contra o pagador

Uma das situações em que o filho perde o direito à pensão alimentícia se refere à prática de algum crime contra o pagador. Dentre as ações criminosas estão roubo, furto, ameaça, tentativa de homicídio e outros.

Casamento ou união estável

Outro cenário em que o término do pagamento da pensão de alimentos ocorre antes do cidadão completar 18 ou 24 anos se refere ao casamento ou união estável. Neste caso, presume-se sua independência, inclusive financeira, o que leva à suspensão do benefício.

Ausência de matrícula escolar aos 18 anos

Por fim, outra situação que antecipa o final do benefício e em que o filho perde o direito à pensão alimentícia é quando ele completa 18 anos sem manter matrícula escolar ou vínculo de emprego.

Aqui, mais uma vez, considera-se que ele conquistou a independência financeira e, por isso, não tem necessidade de receber o benefício pago pelo progenitor.

Como acontece a suspensão da pensão alimentícia para filho?

Se alguma das situações que ilustram hipóteses em que o filho perde o direito à pensão alimentícia ocorrer, o pagador não pode simplesmente suspender os pagamentos em prol do pensionista.

Neste caso, o que deve acontecer é o ajuizamento de uma ação de exoneração de alimentos. Assim como o pagamento da pensão decorre de determinação judicial, sua suspensão também segue esta linha.

Para saber mais sobre os tipos de pensão, quem pode recebê-las e conferir outros benefícios existentes no Brasil, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações completas sobre diversos direitos e oportunidades financeiras. Clique aqui e baixe-o gratuitamente!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa