Quando recebo a primeira parcela da licença-maternidade pela empresa?

03/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quando recebo a primeira parcela da licença-maternidade pela empresa? Saiba como funciona o pagamento do salário-maternidade.

Publicidade

Quando recebo a primeira parcela da licença-maternidade pela empresa? Após o nascimento ou a adoção de filho, a mulher tem direito ao afastamento do trabalho, sem prejuízo ao salário, por pelo menos 120 dias.

Assim, recebe o salário-maternidade, que é uma parcela previdenciária.

Com isso, permite-se a ela realizar a adaptação da rotina familiar com a chegada do novo membro sem perder acesso à remuneração. Veja, no Guia do Ex-Negativado, como funciona o pagamento.

Quando recebo a primeira parcela da licença-maternidade pela empresa?

O pagamento da licença-maternidade ocorre da mesma maneira que o salário mensal. Ou seja, a trabalhadora irá receber a remuneração da mesma maneira que recebia antes do afastamento. Portanto, o pagamento ocorre até o 5° dia útil de cada mês.

Apesar do salário-maternidade ser uma parcela previdenciária, isto é, paga pelo INSS, quem tem direito a ele e possui um vínculo de emprego ativo recebe o valor da própria empresa empregadora. Depois, então, ela é ressarcida pelo INSS.

Dessa forma, o pagamento da primeira parcela e demais da licença-maternidade pela empresa ocorre junto ao salário, sem modificações no formato da concessão da remuneração.

Quanto recebo de licença-maternidade pela empresa?

O valor da licença-maternidade para quem tem um emprego formal é o mesmo que o do salário mensal. Por isso, não há prejuízo à remuneração ou ao sustento familiar.

Como pedir o salário maternidade?

Quem tem direito ao afastamento pela licença maternidade e ao salário maternidade e possui um emprego ativo não precisa solicitar a parcela. Isto cabe à empresa, e não à empregada.

Por outro lado, caso se trate de desempregada, MEI ou contribuinte individual ou facultativa, quem deve requerer o valor do benefício é a própria mulher. A solicitação deve ocorrer dentro do portal Meu INSS.

Leia também: Aprenda consultar benefício INSS pelo CPF sem sair de casa; veja passo a passo simples

Saiba tudo sobre os benefícios e direitos das trabalhadoras e cidadãs brasileiras. Para isso, conte com o App do Guia, o seu canal gratuito para ficar sempre bem informada!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa