Call us now:
Quanto guardar de salário por mês – Qualquer pessoa pode ter ou já teve dúvidas sobre como organizar o seu próprio orçamento mensal para conseguir investir. Afinal, quanto devo guardar do salário por mês? É o que explicamos aqui no Guia do Ex-Negativado.
Saber como gerir o próprio salário parece ser algo óbvio, mas é mais complexo do que parece.
Afinal de contas, é fundamental entender seus próprios gastos fixos e variáveis, relacionados ao seu estilo de vida, para conseguir poupar uma parte, criando uma reserva de emergência.
Quanto devo guardar do salário por mês para investir?
Especialistas em finanças indicam que existem alguns métodos que funcionam mesmo para quem ganha um salário que está apertando o orçamento do mês.
Por exemplo, o método 50-30-20.
Essa é uma regra que sugere utilizar 50% como gastos fixos; 30% para gastos variáveis; e 20% do salário para guardar.
Outra variação desse método é 50-35-15. Vai depender sempre dos seus próprios gastos, pois nem sempre será possível guardar 20% do salário para investir no mês.
Por fim, a regra dos 10% indica que é necessário guardar essa parcela do seu salário do mês, mas sem sugerir o quanto deverá utilizar para os gastos fixos e variáveis.
Vale destacar que ao guardar pelo menos 10% do seu salário por mês, em tese poderá ter mais do que um salário guardado depois de 10 meses, desde que escolha uma boa forma de aplica-lo.
Onde investir parte do salário por mês?
Existem diversas formas de investir o valor que sobra do seu salário por mês e é altamente recomendável, como forma de fazer com que esse mesmo dinheiro possa render ainda mais conforme o tempo passe.
Como estamos falando de uma parte importante do seu salário, cerca de 20%, é fundamental manter este dinheiro em aplicações seguras e sem nenhum tipo de risco. É a chamada reserva de emergência.
Para isso, investimentos de renda fixa são, sem dúvidas, as melhores opções, pois não há surpresas ao fim do período de vencimento do título e, em alguns casos, dá para utilizar a opção de resgate a qualquer momento.
CDBs, LCI, LCA, Títulos Públicos e Debêntures são as melhores formas de investir seu dinheiro, em média com rentabilidade de 13,65% ao ano (100% do CDI).
Melhores contas para guardar o salário
E como estamos falando de rendimento diário, contas digitais se destacam, pois oferecem entre 100% a 102% do CDI (PicPay) como remuneração para o dinheiro depositado no saldo:
- C6 Bank;
- Mercado Pago;
- PagBank;
- Iti;
- Will Bank;
- 99Pay;
- Nubank.
Ou seja, mesmo sem aplicar em nenhum título essas contas garantem rendimento de forma diária, sem permitir que o dinheiro fique parado e corroído pela inflação.
Todas as opções citadas acima rendem mais do que a poupança, cujo rendimento é 6,8% ao ano.
Quer receber mais notícias em primeira mão?
Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!