Call us now:
Com a proximidade de mais um pleito eleitoral estadual e nacional, uma dúvida que costuma ser levantada é quanto ganha um mesário nas eleições. Será que eles recebem dinheiro? E quais os benefícios de se voluntariar? Confira abaixo.
Em 2022, o primeiro turno das eleições vai acontecer no dia 2 de outubro em todas os municípios brasileiros. Haverá disputada por cargos de deputado estadual, deputado federal, senador federal, governador do Estado e presidente da República.
A eleição vai acontecer depois de quatro anos do maior volume de mesários em um mesmo pleito. Foram quase dois milhões de brasileiros que trabalharam nessa função em 2018, sendo metade deles voluntários.
Para atrair cada vez mais pessoas a trabalharem como mesários, exercendo uma função fundamental para o bom andamento das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral oferece alguns benefícios.
Afinal, quanto ganha um mesário nas eleições?
Antes de mais nada, é necessário afirmar que o trabalho como mesário não é remunerado pelo serviço prestado.
O que é oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral – de cada localidade – é um auxílio-alimentação no valor de R$ 45 para uso no dia em questão.
Além disso, o voluntário é dispensado do seu trabalho, seja ele público ou privado, pelo dobro de dias de convocação.
Por exemplo, se for convocado apenas para um dia, ganhará dois dias de folga em seu trabalho, para usar quando preferir.
Isto porque a Lei garante dois dias de folga para cada dia de convocação nas eleições sem especificar a data em que o benefício poderá ser utilizado pelo trabalhador.
Então, se trabalhar no primeiro e no segundo turnos, o cidadão terá direito a quatro dias de folga no total do seu trabalho.
Vale destacar ainda que o dia de treinamento para atuar como mesário também vale uma folga do trabalho cotidiano.
Após a eleição, uma declaração será emitida pela Justiça Eleitoral para que os dias de folga sejam combinados com o empregador.
Como me inscrever para ser mesário?
A inscrição deve ser feita através do site do TRE da sua região, ou pessoalmente em um cartório eleitoral mais próximo.
Ao enviar ou assinar o formulário se disponibilizando como voluntário, o cidadão terá de comparecer se for convocado.
O que acontece se um mesário faltar?
É constituído como crime de desobediência, sendo sujeito a um processo e multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral.