Call us now:
Até quanto posso gastar com aluguel? As principais despesas com moradia certamente são as principais dificuldades dos brasileiros, sobretudo de quem vive em um imóvel alugado pois precisará se preocupar com um grande custo fixo todos os meses. Por isso, uma das grandes dúvidas de quem está pensando em morar só é sobre “até quanto posso gastar com aluguel?” O Guia do Ex-Negativado explica neste post.
Para quem busca morar só ou fazer uma mudança para outro imóvel alugado, já se deparou com a enorme variação de preços em apartamentos e casas que podem até ser semelhantes em estrutura, mas no fim do mês serão bem diferentes para o seu orçamento.
Para isso, é necessário ter organização financeira para não se complicar no fim do mês e poder arcar com a despesa fixa do contrato que foi assinado e deve ser cumprido junto ao locador do imóvel, que na maioria dos casos é uma pessoa que tem este valor como uma receita para o seu orçamento mensal.
Quanto posso gastar com aluguel no mês?
Cada pessoa possui um salário diferente e um orçamento mensal de acordo com todos os valores que ganham. Por isso, não há como fixar um valor máximo que pode ser gasto.
Porém, é consenso entre especialistas em finanças que o custo com aluguel não pode superar 30% do orçamento mensal, já incluindo taxa de condomínio e IPTU.
Como exemplo prático, uma pessoa com salário de R$ 3.000 por mês, deve ter no máximo uma despesa fixa de aluguel no valor de até R$ 900 mensais.
Utilizando até essa porcentagem do que ganha por mês, a estimativa é de que conseguirá utilizar o restante do seu orçamento com as outras despesas necessárias.
Como economizar com aluguel?
As formas de economia variam de pessoa para outra, mas o que se pode fazer, em geral, é realizar cortes de gastos compras ou situações que têm prejudicado o seu orçamento.
Para saber exatamente quanto precisa economizar para sobrar dinheiro, é importante realizar o seu próprio controle de gastos e isso só é possível criando a sua própria planilha de despesas.
Saiba quais são seus custos com conta de luz, água, internet, gás, TV e outros custos fixos, e calcule com os gastos variáveis do mês, com comida, lazer e compras em geral. Dessa forma, poderá avaliar quanto precisará economizar e de onde gastar menos.
Pedidos de delivery de comida, compras roupas ou acessórios caros, saídas frequentes com altos gastos, por exemplo, podem ser reavaliados e pensados de forma a sobrar mais dinheiro no fim do mês.
Caso não seja possível reduzir nenhum gasto, a opção mais recomendada pode ser tentar diminuir o valor do aluguel em uma possível futura mudança de imóvel.
Se você MORA DE ALUGUEL NÃO FAÇA ISSO; como economizar dinheiro morando de aluguel
Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!