Quanto tempo demora para ser aprovado no Cadastro Único? – Essa é uma dúvida comum entre os cidadãos que buscam receber benefícios sociais. O Guia do Ex-Negativado tira suas dúvidas sobre os prazos e o processo até sua aprovação.
Para que serve o Cadastro Único?
O Cadastro Único é utilizado pelo governo federal como base para a concessão de diversos programas sociais, tais como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC/Loas, Auxílio Gás e quaisquer outros programas governamentais.
O CadÚnico permite ao governo ter um conhecimento mais detalhado sobre a realidade das famílias cadastradas, com o objetivo de conceder benefícios a famílias em vulnerabilidade socioeconômica.
Ou seja, só pode receber Bolsa Família e outros programas do governo quem está inscrito no CadÚnico. A partir daí, é o Ministério do Desenvolvimento Social (que era Ministério da Cidadania na gestão Bolsonaro) quem analisa cada cadastro e o seleciona para os benefícios para os quais possui direito.
Saiba mais: O que é Cadúnico? Entenda quem pode ter, benefícios e como fazer
Então, em quanto tempo demora para ser aprovado no Cadastro Único?
O tempo necessário para ser aprovado no Cadastro Único pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a demanda e a disponibilidade de pessoal para processar as solicitações.
Entretanto, existe um prazo considerado como o mais provável para conseguir ter seu nome incluído nos registros do CadÚnico.
Em geral, o processo de aprovação pode levar de algumas semanas a até 45 dias.
Dá para encurtar o prazo de aprovação?
Não. Vale destacar ainda que após o envio de todas as suas informações pelo atendimento no CRAS, após entrevista e entrega da documentação, o cidadão não tem mais nada o que fazer para adiantar esse prazo – e nem o próprio CRAS.
Isso porque, o Ministério do Desenvolvimento Social, tem recebido grandes números de solicitações especialmente após o aumento e os adicionais do Bolsa Família terem sido lançados.
Ou seja, existirão outros milhares ou até milhões de cidadãos na mesma situação que você, aguardando pela análise dos técnicos do MDS para saber se pode ou não entrar no Cadastro Único do governo federal.
Leia também: Qual a renda mínima para receber o Bolsa Família 2023? Você precisa entender isso antes
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.