O que é CadÚnico? – Apesar da grande importância do Cadastro Único, muitas pessoas desconhecem o que é o CadÚnico. Inclusive aquelas que poderiam se beneficiar dos auxílios que decorrem dele, como o Bolsa Família e outras parcelas semelhantes.
Para conhecer melhor esse cadastro e saber, de uma vez por todas, para que ele serve e como fazê-lo, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Fique por dentro de como ele funciona e saiba quais são seus direitos!
O que é CadÚnico?
O Cadastro Único corresponde a um banco de informações de abrangência nacional.
Ele reúne dados importantes que ajudam na identificação de famílias que se enquadram nas regras de benefícios sociais disponíveis.
Com isso, é possível direcionar de maneira correta esses benefícios de acordo com a renda e a composição familiar dos inscritos. Este sistema melhora a distribuição de recursos e também facilita o pagamento deles.
Quais são os benefícios do CadÚnico?
O benefício mais famoso cujo pagamento decorre do CadÚnico é o Bolsa Família. Ele se volta para grupos familiares cuja renda mensal per capita (por pessoa) não supere R$ 218. Porém, ele não é o único benefício.
O Auxílio Gás também faz parte do que é o CadÚnico. Nele, os cidadãos garantem acesso bimestral ao valor médio nacional para compra de um botijão de gás de 13 kg.
Ainda, fazem parte dos benefícios do CadÚnico:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Minha Casa, Minha Vida;
- ProJovem Adolescente;
- Telefone Popular, dentre outros.
Além disso, quem tiver inscrição no CadÚnico e for de baixa renda também pode se livrar, por exemplo, de taxas de inscrição em processos seletivos universitários e em concursos públicos.
Ainda, outros benefícios do CadÚnico se referem aos auxílios estaduais e municipais. Por exemplo, existem estados que garantem bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.
Leia também: Auxílio do governo para estudantes: quais são os benefícios disponíveis? Saiba aqui
Como se inscrever no Cadastro Único?
Quem tem interesse em fazer parte do CadÚnico e se beneficiar dos seus auxílios deve se dirigir até uma unidade de atendimento do CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social. Aliás, saiba que é possível iniciar o cadastro pela internet, no app do Cadastro Único.
Todavia, para concluir a inscrição é necessário ir até o CRAS. A família deve ter um representante legal com idade mínima de 16 anos e ser, preferencialmente, mulher. Além disso, deverá apresentar o CPF ou título de eleitor, bem como documentos dos demais integrantes da família.
Após a inscrição, os dados da família permanecem disponíveis para análise do CadÚnico e eventual pagamento de benefícios. Os pagamentos não são automáticos, pois o grupo familiar entra em uma fila de espera.
Para ficar por dentro dos benefícios disponíveis para a população brasileira e quem pode usá-los, baixe e acesse agora mesmo o App do Guia. Ele é gratuito e todos os dias traz informações importantes para você exercer seus direitos.