Queimadas na Amazônia: devastação e doenças respiratórias estão associadas

11/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra a importância do combate às queimadas na floresta amazônica para a preservação da floresta e da saúde da população.

Publicidade

O desmatamento associado ao aumento da temperatura ao longo dos anos, em decorrência das mudanças climáticas, demonstra uma grande vulnerabilidade da floresta amazônica: o fogo. Esse elemento, embora seja comumente utilizado pelos povos indígenas para a caça, coleta de mel, limpeza dos arredores das aldeias e comunicação, também é o responsável pelos incêndios na região, o que consequentemente causa uma devastação intensa nesse território, mas não só isso, as queimadas na floresta amazônica também são as principais causadoras casos de infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.

Amazônia Legal

A amazônia legal corresponde engloba aproximadamente engloba a totalidade de nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão), todos banhados pela bacia amazônica.

Um estudo recente mensurou que aproximadamente 15 milhões de casos de infecções respiratórias e doenças cardiovasculares, são causados em decorrência das queimadas florestais.

Esses números são referentes somente às terras indígenas pertencentes a esses territórios. Além disso, o custo com os danos causados ultrapassam a casa dos 10 bilhões.

O impacto dos incêndios na Amazônia na área da saúde

Estima-se que as substâncias nocivas geradas pelos incêndios se espalham por mais 500 km do local onde surgiu a queimada. Além disso, mais de 1700 quilos de poluentes são liberados por ano, isso apenas com os incêndios na Amazônia.

A exposição a tantas substâncias nocivas espalhadas no ambiente leva a necessidade de diversos atendimentos emergenciais devido a adoecimentos crônicos devido a infecções respiratórias.

A importância do combate às queimadas florestais

Manter a integridade das florestas amazônicas é de suma importância, pois, além de evitar destruição ambiental dos biomas, e consequentemente evitar os casos de doenças respiratórias, manter a floresta de pé também é uma forma de absorver os poluentes gerados.

A floresta amazônica na totalidade consegue absorver cerca de 26 mil toneladas de poluentes na atmosfera a cada ano.

Siga-nos:https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMNq2vgsw59HVAw?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça