,

Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo bancário ? Aqui as respostas que precisa

23/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo e como anda a modalidade de crédito exclusiva para os beneficiários do programa.

Publicidade

Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo? No início do ano ocorreu a suspensão do crédito exclusivo para os beneficiários do programa de redistribuição de renda para sua revisão.

No início deste mês, por outro lado, ocorreu a divulgação de novas regras para o empréstimo consignado exclusivo para esses beneficiários.

Tudo isso faz com que surja a pergunta: o crédito do Bolsa Família foi retomado? O Guia do Ex-Negativado trouxe a resposta dela e de outras questões relevantes. Confira se houve o retorno da modalidade e se é possível contratar outros tipos de empréstimo.

Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo?

Sim, pode. De modo geral, são os bancos que decidem as regras para a contratação de um empréstimo. Geralmente elas incluem renda mínima, a necessidade de ter o nome limpo e outras questões.

Por isso, caso os beneficiários do programa federal preencham as condições impostas pelos bancos, podem contratar empréstimos. Este tipo de operação, portanto, não impede a manutenção do recebimento dos valores do Bolsa Família.

E o empréstimo específico do Bolsa Família? Quem recebe pode fazer?

No ano passado houve o lançamento de um empréstimo exclusivo para os beneficiários do Bolsa Família, que na época assumia o título de Auxílio Brasil.

Contudo, ainda no início deste ano, mais especificamente em 12 de janeiro, a Caixa Econômica suspendeu a modalidade. Ou seja, impediu novas contratações do crédito pelos beneficiários.

Segundo a instituição, a suspensão decorreu pela necessidade de atualização de dados. Igualmente, pela alta taxa de juros aplicada à categoria.

Até o momento, contudo, a categoria não foi retomada. Por isso, quem recebe Bolsa Família não pode fazer o empréstimo Caixa Tem até que a suspensão da modalidade chegue ao fim.

Novas regras do empréstimo do Bolsa Família

No dia 9 de fevereiro de 2023 a Caixa publicou uma portaria com novas regras aplicáveis ao empréstimo do Bolsa Família. Elas trazem mudanças sobre as taxas de juros, prazos e valores contratados.

Segundo as novas regras, o valor contratado não poderá gerar descontos maiores do que 5% do benefício mensal. Antes, as regras permitiam o comprometimento de até 40% da renda familiar.

Além disso, as parcelas foram limitadas e passaram de 24 para 6. Por fim, também ocorreu a limitação dos juros, que passaram de 3,45% por mês para 2,5%.

Apesar da mudança das normas, o empréstimo para quem recebe Bolsa Família ainda não foi retomado. Contudo, caso retorne, ele operará de acordo com estas novas regras.

Para conhecer outras opções de empréstimo e soluções financeiras para poupar e investir, conte com o App do Guia. Nele você encontra, todos os dias, informações quentes sobre seus direitos e finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça