,

Quem recebe pensão por morte pode casar? Quando perde o benefício? Acompanhe

11/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra se quem recebe pensão por morte pode casar e quais são os motivos que podem levar à perda do pagamento do INSS.

Publicidade

Quem recebe pensão por morte pode casar novamente? Uma vez que o benefício previdenciário decorre de um antigo casamento ou união estável, muitas pessoas deixam de oficializar novos relacionamentos por medo da perda do pagamento. Mas será que isso é necessário?

Para responder a essa pergunta é imprescindível conhecer as regras da pensão do INSS. Veja quais são elas, hoje, no Guia do Ex-Negativado, e fique por dentro de como funciona o benefício.

Quem recebe pensão por morte pode casar mais uma vez?

Sim, pode. A lei não estipula qualquer tipo de impedimento para que o viúvo ou viúva mantenham o recebimento do benefício do INSS em razão da constituição de um novo relacionamento, como casamento ou união estável.

Desse modo, não há necessidade de suspender o registro formal da união por receio da perda do benefício.

Ele se mantém pelo tempo determinado inicialmente, independentemente se o beneficiário constituir ou não uma nova relação romântica.

Quando há a perda da pensão por morte?

No casos dos cônjuges ou companheiros, a perda do benefício somente ocorre caso decorra o prazo de pagamento, conforme estipulado na concessão da pensão.

A determinação do tempo de pagamento depende da idade que o cônjuge ou companheiro tinha à época da morte do falecido que gerou direito à pensão.

Veja como funciona:

  • 21 anos ou menos: 3 anos;
  • 22 a 27 anos: 6 anos;
  • 28 a 30 anos: 10 anos;
  • 31 a 41 anos: 15 anos;
  • 42 a 44 anos: 20 anos;
  • 45 anos ou mais: pensão por morte vitalícia.

Portanto, quem recebe a pensão por morte não a perde por casar mais uma vez, mas somente caso o benefício não seja vitalício e o beneficiário alcance o tempo limite de pagamento.

Quem recebe pensão por morte pode se aposentar?

Sim. Do mesmo modo que o casamento não é impeditivo para manter o recebimento do benefício, a aposentadoria também não o é.

Neste caso, o beneficiário recebe 2 pagamentos, mas o menor, caso maior que um salário mínimo, pode sofrer limitações.

Confira: Tabela pensão por morte: veja valores para acúmulo com aposentadoria

Para acompanhar as regras, notícias e novidades do INSS, conte com o App do Guia! O aplicativo é gratuito e traz assuntos relacionados a direitos, benefícios, finanças e muito mais, baixe e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça