Testes do real digital estão para começar; saiba mais sobre isso

15/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Os testes do real digital irão começar em Maio. Saiba aqui quem serão os participantes e até quando devem enviar propostas.

Publicidade

O real digital está prestes a começar sua fase de testes, com a participação de alguns dos maiores bancos, fintechs e cooperativas de crédito. O Banco Central propôs ao mercado a realização de testes nos segmentos de atacado, varejo e na negociação de títulos do Tesouro Nacional. Até a próxima sexta-feira (19/05), participantes devem enviar suas propostas.

A tokenização de ativos financeiros é uma tecnologia que está sendo estudada por diversos bancos, incluindo o Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Além disso, a coalização de cooperativas formada pelo Sicoob e Sicredi também apresentou uma proposta conjunta para testar a tecnologia no âmbito das cooperativas de crédito com o público de varejo dos cooperados.

Mercado Bitcoin dá novos passos

O Mercado Bitcoin (MB) está colaborando com outras empresas da área de infraestrutura de mercado financeiro tradicional em um consórcio para impulsionar o desenvolvimento da criptoeconomia.

Além disso, o MB está focado no varejo, com experiência em negociações e distribuição de tokens e projetos criptográficos.

Enquanto isso, o BV está testando sua proposta de real digital e a Associação de Brasileira de Bancos (ABBC) está participando de um consórcio liderado por uma instituição financeira não divulgada.

O prazo para submissão de propostas termina nesta sexta-feira (19/05), e apenas dez vagas estão disponíveis atualmente, mas o BC pode ampliar o número de participantes para ter uma representatividade maior.

Participantes dos testes

O Banco Central também criou um fórum permanente de discussões sobre o tema, que terá sua primeira reunião em junho, para debater os resultados dos testes e trocar informações com especialistas no assunto.

As plataformas de investimento aguardavam as propostas da XP e da Genial, com ênfase nas operações varejistas e negociação de títulos públicos, dado o conhecimento especializado que possuem nesse setor e sua grande base de clientes.

O BTG Pactual anunciou recentemente que está entrando no mercado de criptomoedas com uma plataforma de negociação de ativos digitais.

Além disso, o banco tem experiência na tokenização, o que pode ser um grande diferencial nesse mercado.

Santander, Safra e Nubank também estão de olho nesse mercado e podem se juntar a essa iniciativa em breve, mas não há nada confirmado ainda.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça