Reembolso Uber no cartão de crédito e Pix: quanto tempo demora

Reembolso Uber no cartão de crédito – O aplicativo de transporte particular, Uber, tem uma forte popularidade no Brasil, mas alguns detalhes sobre o seu uso ainda deixam muitas pessoas com dúvidas.

Um dos questionamentos mais frequentes se dá ao realizar um pedido de corrida com cartão de crédito como forma de pagamento, em que o valor é descontado antes de um motorista sequer aceitar.

“Certos cartões não permitem que o sistema de pagamentos da Uber faça pré-autorizações em suas contas. Devido a isto as viagens, ou pedidos, realizados nas plataformas podem ser cobrados antecipadamente”, explica a empresa.

Mas e no caso de desistência da corrida, em quanto tempo a Uber faz o reembolso no cartão de crédito? É o que veremos neste texto!

Reembolso Uber no cartão de crédito: quanto tempo demora?

Como este é um dos temas que mais geram dúvidas entre os usuários do aplicativo, a própria Uber possui uma espaço em seu site oficial, voltado para o pagamento antecipado com cartão de crédito,

Sobre o reembolso no cartão de crédito, a Uber afirma que realiza na mesma hora em que o usuário faz o cancelamento da viagem.

“Sempre forneceremos um reembolso total do preço antecipado que você foi cobrado no momento em que solicitou sua viagem, caso decida cancelá-la. Caso seu cancelamento inclua uma taxa, este valor será descontado de seu reembolso. Nós efetuamos o reembolso imediatamente, mas o tempo para a compensação do valor depende do emissor do seu cartão”.

Sendo assim, o reembolso Uber no cartão de crédito varia de acordo com o emissor do cartão de cada usuário.

Mas o mais comum é que demore poucos minutos para, assim, o valor retornar ao meio de pagamento original.

Como reclamar com a Uber sobre reembolso no cartão de crédito?

Caso o valor não tenha sido devolvido para o seu cartão de crédito após a desistência ou cancelamento de uma viagem, o passo a passo para reclamar diretamente com a Uber é o seguinte:

  • Em sua conta no app, acesse o Histórico de Viagens;
  • Toque no ícone do menu (três linhas horizontais no canto superior esquerdo) e selecione “Viagens”;
  • Escolha a viagem para a qual você deseja solicitar um reembolso;
  • Dentro dos detalhes da viagem, procure a opção “Ajuda” ou “Centro de Ajuda”;
  • Procure por uma opção relacionada a reembolso;
  • Siga as instruções para descrever o motivo do seu pedido de reembolso. Se houver um problema específico com a viagem ou o pagamento, forneça detalhes claros;
  • Após preencher as informações necessárias, envie a solicitação de reembolso.

A Uber afirma que caso o reembolso não aconteça, a recomendação é de buscar um contato direto com o emissor do seu cartão de crédito.

O que fazer se o Uber não chega?

Caso já esteja aguardando por um longo período e o motorista não chega ao local do início da corrida, a recomendação inicial é de entrar em contato com o próprio motorista.

Mas, já na situação em que o motorista não estiver se aproximando ou não estiver respondendo, deve considerar cancelar a viagem, o que pode gerar uma taxa adicional para o cliente.

Nos casos em que for cobrado pelo cancelamento, deve entrar em contato com a Uber – seguindo o mesmo passo a passo acima – para reclamar de uma cobrança indevida, por entender que possuía direito a cancelar a viagem sem custos.

Como falar com a central da Uber pelo WhatsApp?

A Uber não nenhum tipo de canal oficiala aberto por WhatsApp.

O que existem além do aplicativo e do endereço de e-mail são o número 0800 006 8068 para casos de emergência ou a central “Help Uber”, para motoristas parceiros.

Fora casos de emergência, todo e qualquer tipo de contato direto com a empresa de transporte particular deve ser feito através do próprio aplicativo ou pelo e-mail [email protected].

Vale ressaltar que qualquer pessoa que afirme ser funcionária da Uber, em um contato fora desses dois canais oficiais, não deve ser levada em consideração, pois pode ser uma tentativa de golpe.

Como pedir reembolso Uber Pix?

Já no que diz respeito ao reembolso Uber via Pix, o procedimento é semelhante e muda apenas a forma de pagamento.

A Uber também afirma que, com o pedido de cancelamento ou desistência do passageiro, o valor é devolvido de forma instantânea para o mesmo meio de pagamento – nesse caso a conta bancária usada para pagar o Pix.

Como não há intermediação de emissor de cartão nessa situação, então o valor deve ser devolvido no mesmo momento em que cancela a corrida.

Caso contrário, será necessário entrar em contato direto com a central de atendimento da Uber e solicita o reembolso do Pix.

Pagamentos via Pix podem ser feitos para qualquer tipo de viagem no aplicativo, pedido de compras no mercado ou simplesmente para recarregar o app com Uber Cash.

Deixe um comentário